Ultima atualização 05 de junho

powered By

CNseg quer que dados do SRO cheguem até a Susep

Entidade entrou com um processo na Justiça Federal contra a autarquia, na 6ª Vara Federal de Curitiba, para interromper a implementação do SRO
fides
Dyogo Oliveira

EXCLUSIVO – A CNseg – Confederação Nacional das Seguradoras entrou com um processo na Justiça Federal contra a Superintendência de Seguros Privados, na 6ª Vara Federal de Curitiba, para interromper a implementação do Sistema de Registro de Operações de Seguros (SRO). “Não há nenhuma indisposição contra o regulador”, afirmou o presidente da CNseg, Diogo Oliveira. A petição realizada na quinta-feira (01) é para que, até que o sistema esteja completo, que as seguradoras possam suspender o envio de informações via SRO (Sistema de Registro Obrigatório).

As informações das seguradoras são enviadas periodicamente para a Susep e elas continuarão a ser enviadas, segundo o executivo. “Não estamos pedindo o cancelamento do SRO e nos dispomos a oferecer quaisquer informações que a autarquia determine. Segundo Oliveira, as informações são transmitidas para as registradoras, que não estão repassando os dados para a Susep.

Oliveira alerta: “Isso gera um grande risco, porque disponibilizamos dados para um terceiro que não chega ao regulador. Portanto, este sistema não está atendendo o motivo para o qual foi criado, que é chegar até o regulador para fins de análises, estudos e, com isso, criação de regulação e outros atos inerentes ao órgão”.

As informações não estão sendo utilizadas. A grande demanda das seguradoras é porque foi feito um grande investimento para padronização dos dados, que não estão sendo transmitidos para o regulador. “As informações para fins de regulação e fiscalização continuam sendo enviados diretamente para a Susep e não há nenhum prejuízo para a autarquia com a demanda judicial. A Susep nunca recebeu os dados do SRO.

“A única coisas que não é sustentável é continuarmos a ter despesas vultuosas, estimada em RS 200 milhões, sem resultado nenhum. O objetivo é que, até que o sistema esteja pronto, seja suspenso o envio de dados. Não há negativa de envio de dados”.

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

AdBlock Detectado!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, nos apoie desabilitando esses bloqueadores de anúncios.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO