Ultima atualização 27 de junho

Cerca de 15% das contratações de seguros no Brasil apresentam fraudes

Para combater fraudadores, as seguradoras no Brasil geralmente possuem equipes especializadas em investigação de sinistros

As fraudes relacionadas a seguros na América Latina resultam em perdas anuais de aproximadamente US$ 50 bilhões, sendo a Argentina o país com maior incidência. Segundo a Fides (Federação Interamericana de Empresas e Seguros), cerca de 45% das contratações no país apresentam irregularidades, enquanto no Brasil a média fica entre 14% e 15%.

No Brasil, as fraudes de seguros são consideradas crimes e estão sujeitas às penalidades previstas na legislação. O artigo 171 do Código Penal Brasileiro prevê reclusão de um a cinco anos para quem fraudar o seguro de um carro para receber o prêmio da apólice.

A Susep (Superintendência de Seguros Privados) é o órgão regulador responsável pela supervisão e controle das atividades de seguros no país. Alguns exemplos comuns de fraudes de seguros no Brasil incluem:

Afirmações inverídicas: O segurado fornece dados incorretos ou aumenta o valor do prejuízo ou dano para obter uma compensação maior do que a devida;

Reivindicações forjadas: O segurado simula um acidente ou perda para obter uma compensação indevida;

Falsificações: Envolve adulteração de documentos, declaração de um valor mais alto do que o real do bem, alegação de reivindicações imaginárias ou danos pré-existentes.

É importante lembrar que a grande maioria dos segurados é honesta, e as fraudes não são generalizadas. Elas prejudicam o setor como um todo, levando a um aumento dos prêmios para todos os segurados.

Para combater delitos, as seguradoras no Brasil geralmente possuem equipes especializadas em investigação de sinistros. Além disso, a Susep trabalha em conjunto com a polícia e empresas privadas para identificar e punir aqueles que as cometem.

Ao examinar em detalhes a questão, a pesquisa da CNSeg “20º Ciclo do SQF”, divulgada em dezembro de 2022, revelou que, no primeiro semestre de 2022, 11,4% do total de sinistros registrados no país foram classificados como suspeitos. Destes, 15,7% foram fraudes confirmadas, totalizando R$ 460 milhões em valores perdidos.

As companhias de seguros procuram métodos para identificar possíveis fraudes e talvez a mais importante delas seja realizada durante a fase de contratação da cobertura.

“Na Kakau, a vistoria digital ajuda a avaliar e agilizar a análise de um futuro sinistro. De maneira simples, ela serve para comprovar o valor do bem e o estado de conservação dele no momento da contratação. Prova disso é a nossa estimativa de 6% de fraude dos seguros, no período de janeiro a maio de 2023, o que representa quase 30% do valor que seria pago em indenizações neste período. Isso porque, em sua grande maioria, os bens dos potenciais fraudadores, são os de maior valor.”, afirma o CEO da empresa, Henrique Volpi.

A inspeção até então era vista com certo preconceito. A maioria das pessoas imagina um processo burocrático e com a necessidade de visitas presenciais. Entretanto, a tecnologia Kakau Sonar deixou esse conceito no passado.

Realizada 100% online, um celular, por exemplo, passa por alguns testes de tela e na câmera, que garantem que o aparelho funciona bem e pode ser segurado. São verificados riscos e danos já existentes. Logo após a inspeção feita nesse primeiro momento, uma série de problemas, acidentes e infortúnios sofridos no futuro estarão cobertos pela apólice.

“O nosso índice de fraudes está abaixo do mercado. Isso porque temos o Kakau Sonar. Trata-se de um score proprietário para monitoramento de risco (underwriting engine), que utiliza modelos estatísticos e aplica algoritmos de aprendizado de máquina. A solução utiliza dados fornecidos por clientes e contextuais para aprimorar a análise”, explica Volpi.

Ao analisar um conjunto de pontos de dados por pessoa, o modelo chega em um score de risco, que utiliza o Machine Learning para se aperfeiçoar.

É muito importante, ao escolher uma seguradora, verificar o funcionamento da fase de vistoria. Ela é o passaporte para evitar fraudes e garantir uma indenização justa caso algo aconteça!

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO