Ultima atualização 14 de abril

Fides Brasil: Especialista afirma que País é pioneiro em fraudes

Oficina Fides Brasil trouxe especialista em riscos cibernéticos do mercado financeiro para apresentar o perfil dos novos riscos

EXCLUSIVO – O Brasil é o segundo colocado no ranking de ataques cibernéticos na América Latina, com 100 bilhões de tentativas, atrás apenas do México, com 187 bilhões de tentativas. A informação foi dada pelo diretor da CNseg, Alexandre Leal, no segundo dia da Oficina Brasil Fides de Inovação em Seguros: intercâmbio de oportunidades e experiências em ESG e riscos cibernéticos.

Leal destacou que os riscos cibernéticos permeiam todas as operações de seguros, seja como empresa que corre o risco ou como provedora de capacidade. “O cenário dos riscos cibernéticos evoluiu rapidamente por conta da digitalização dos processos e, também, foram agravados pela pandemia”.

Os incidentes e interrupções podem levar a perdas financeiras comparadas às tragédias climáticas. Isto demonstra porque o sistema tem a necessidade de atuação imediata.

Segundo Leal, a falta de clareza na categorização dos crimes cibernéticos, assim como a natureza sistêmica dos eventos, em vários setores e empresas, são desafios para o setor. “Em tempos de ChatGPT, advogados e atuários estão com o emprego garantido”, brincou Leal.

O tema de riscos cibernéticos preocupa muito o setor financeiro. Bento Filho, coordenador de tecnologia de informação da Febraban, apresentou o Laboratório de Segurança Cibernética da Febraban, cuja criação foi motivada pelo aumento dos ataques, que são diferentes de fraudes e golpes. O ataque cibernético é a tentativa de invasão a sistemas e redes com o objetivo de roubo de dados, danos ou destruição. As fraudes e os golpes são atos de má-fé com objetivo de fraudar ou ludibriar alguém.

A previsão das ameaças em segurança cibernética passam por DDOS, phishing, ransonware, supply chain, insider, zero-day e spoofing. “O ataque mobile é uma das modalidades que mais crescem, com especial atenção para os aparelhos que utilizam a estrutura Android. Há vários indícios de malware instalados em aparelhos que permitem o espelhamento de tela. A vulnerabilidade é do dispositivo”, sentenciou Bento Filho, acrescentando: “O Brasil é pioneiro em fraudes”.

O Laboratório foi criado para atender as demandas e ações em prevenção, identificação e combate ao crime digital, e é o primeiro Centro feito pelo sistema financeiro.

Os bancos investem R$ 30 bilhões em tecnologia e 10% são direcionados para a segurança, física e digital. “O Laboratório faz uma análise para elevação da maturidade em segurança cibernética de prestadores de serviços relevantes, levando em conta as melhores práticas para o sistema financeiro. Há pilares de treinamento, identificação, padronização e inovação”, completou Bento Filho.

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO