O cliente dita, cada vez mais, o futuro dos seguros. Da pandemia de Covid-19 às guerras internacionais e seus impactos econômicos, passando por grandes eventos climáticos e políticos, o mundo enfrenta uma série de desafios que abalam o senso de segurança das pessoas. Como podem proteger sua estabilidade financeira, seus automóveis, suas casas, suas vidas?
A resposta a essa pergunta é a ascensão da individualização e da personalização, com produtos feitos sob medida à necessidade: acessíveis, fáceis e rápidos de contratar. É uma revolução na experiência do cliente de seguro, vai dos produtos oferecidos aos canais de venda.
Daí a necessidade de repensar onde um consumidor espera ter acesso a essa proteção. Direto de uma seguradora? Nem sempre. Mais fácil e rápido é diretamente de uma empresa de varejo, de viagens, de serviços, que incluem o seguro em seu produto.
Estamos falando do embedded insurance, o seguro integrado, que permite contratar seguros na loja da esquina, no supermercado, na farmácia, ao comprar uma passagem aérea ou um ingresso para um show. Você escolhe a hora e o local.
A inclusão de seguros relevantes para o ponto de venda, como a extensão de garantia de uma televisão, o seguro de roubo de uma bicicleta, a proteção na compra e entrega de um vestido novo, sem qualquer interrupção no processo de compra, representa um enorme valor para o cliente. Isso garante um relacionamento de longo prazo.
Foco no cliente, o grande compromisso (e desafio) das empresas em 2023.
* Por Thiago Soares , CEO LatAm da Stere