Ultima atualização 10 de março

Tecnologias garantem automatização e agilidade para seguradoras

Apesar das novas tecnologias, a experiência do cliente é uma disciplina ampla que abrange um número cada vez maior de canais

A última década tornou visível a aderência dos meios digitais nas organizações. O uso de ferramentas tanto no setor de seguros, como no mercado financeiro, está ligado diretamente à questão humana que impulsiona a evolução e o desejo de construir o futuro. A busca por descobrir novas formas de realizar tarefas faz das inovações tecnológicas uma ajuda inteligente.

Alberto Vargas

Atualmente, a transformação digital está atingindo uma nova fase com os sistemas em nuvem. Ter um armazenamento de dados em nuvem está permitindo que muitas seguradoras eliminem dívidas de tecnologia e ofereçam experiências personalizadas de maneira mais rápida e econômica, tudo isto é possível com o funcionamento do ecossistema tecnológico das empresas.

Pensando no consumidor, a demanda por autoatendimento também está aumentando e isso faz com que a distribuição digital permita que os clientes comprem produtos de seguros online. Esse processo resulta em um tempo menor de compra melhorando a experiência do cliente.

Entretanto, é necessário ficar atento, pois conforme as seguradoras e outras operadoras do mercado financeiro aumentam o uso de tecnologia e coletam mais dados dos consumidores, as operadoras devem fornecer maior segurança em todos os pontos de contato aos clientes para garantir a confiança em toda a sua cadeia de valor.

Novas tecnologias são tendências para o mercado de seguros em 2023

Dentre tantas possibilidades, algumas tecnologias se destacam pelas oportunidades de aperfeiçoarem os níveis de entrega das seguradoras e a velocidade com que os processos são realizados, como:

– Tecnologias XR: O uso desses meios tecnológicos oferece às seguradoras uma oportunidade de transformar e melhorar muitos aspectos de seus negócios, como:

Treinamento: As seguradoras podem criar clientes virtuais por meio da realidade estendida para treinar as equipes de atendimento ao cliente sobre como se comunicar e orientá-los no processo de compra;

Avaliação de risco: Os subscritores podem criar simulações XR a partir de imagens no local e outras ilustrações para procurar riscos em edifícios;
Interações face a face: As imagens aumentadas ajudam as seguradoras a se comunicarem e interagirem remotamente com os clientes.

– Low-code e no-code: Com o uso de códigos ou sem códigos é possível implementar aplicativos digitais com pouca ou sem nenhuma programação, além de ter redução no tempo da implantação de vários meses para algumas horas.

– CHAT GPT: O uso dessa nova tecnologia fornecerá atendimento automatizado ao cliente por meio de chatbots, respondendo a perguntas frequentes e fornecendo informações sobre apólices e sinistros. O uso dessa tecnologia também ajudará os subscritores a analisar grandes quantidades de dados não estruturados, como:

– Avaliações de clientes;
– Resumos de apólices;
– Explicações de cobertura e comunicações com clientes;
Atendimento ao cliente multilíngue.

– Machine Learning: O uso dessa ferramenta poderá ser usado para a detecção de fraudes de forma valiosa para que as seguradoras possam detectar e prevenir sinistros fraudulentos. Isso fez com que o gerenciamento de sinistros e a prevenção de fraudes se tornassem as áreas mais importantes em que ML pode ser útil para as seguradoras.

Apesar das novas tecnologias, a experiência do cliente é uma disciplina ampla que abrange um número cada vez maior de canais, tanto digitais quanto não digitais e encontrar um equilíbrio entre as abordagens é fundamental.

* Por Alberto Vargas, especialista em administração de empresas pela Universidade de Warwick na Inglaterra

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO