Ultima atualização 16 de novembro

Carros autônomos devem impactar risco do seguro

Segundo um estudo produzido pela Fenacor, Swiss Re e a Waymo, o mercado de seguros pode não estar preparado para avaliar com precisão os riscos dessa nova tecnologia

A FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais) divulgou estudo produzido em parceria entre a resseguradora Swiss Re e a Waymo, empresa de desenvolvimento de tecnologia para carros autônomos, segundo o qual a implantação dos veículos autônomos pode revolucionar o espaço de mobilidade, promovendo a segurança no trânsito e novos modelos de negócios. No entanto, o setor de seguros pode ainda não estar suficientemente equipado com o conhecimento e os dados necessários para avaliar com precisão os riscos dessa nova tecnologia.

O estudo aponta que os veículos autônomos provavelmente resultarão em uma mudança significativa nas características dos fatores de classificação de risco, de centrado no motorista para centrado no veículo. Espera-se que os parâmetros de seguros tradicionais se tornem irrelevantes. Além disso, a falta de dados históricos de sinistros fará com que sejam necessárias novas metodologias de avaliação de risco.

“À medida que empresas de tecnologia de direção autônoma como a Waymo progridem em sua missão de tornar as estradas mais seguras, esperamos que haja menos dados de sinistros para alimentar os modelos atuariais e de subscrição de seguros existentes. Isso exigirá uma evolução dos métodos tradicionais e o uso de novas fontes de dados de maneiras inovadoras. Tanto a Waymo quanto a Swiss Re são líderes em seus campos e estão bem-posicionadas para ajudar a resolver esses problemas em nossas respectivas indústrias”, disse Tilia Gode, chefe de Risco e Seguros da Waymo.

“Nossa visão é tornar o mundo mais resiliente e ajudar a fechar a lacuna de proteção. Ao entrar em uma colaboração com a Waymo, continuamos nosso trabalho para habilitar o seguro de veículos autônomos e, assim, contribuir para a criação de estradas mais seguras. Isso é de grande importância para a indústria, que muito em breve precisa enfrentar uma grande mudança de paradigma em seu maior grupo de risco de seguro automóvel”, disse Pranav Pasricha, chefe Global de Soluções de Property & Casualty.

* Fonte: Fenacor

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock
pt_BRPortuguês do Brasil