Ultima atualização 06 de outubro

Swiss Re quer ser mais do que um provedor de capacidade

EXCLUSIVO – A necessidade de capacidade aumentou no Brasil e esta é a lacuna a ser ocupada pela Swiss Re. “O Brasil, que não se mostrava um país catastrófico, passou por eventos que afetaram as contas de agro e property, com exposição a vendavais no Sul do País nos últimos dois anos. É diferente de mercados mais maduros que têm clara a exposição ao risco em determinado período do ano, como a passagem do furacão Ian”, revela Fred Knapp, Head Reinsurance Brasil & Southern Cone e Presidente da Swiss Re Brasil Resseguros.

O acesso ao seguro, via parcerias, pode e deve ser ampliada, atendendo ao S da sigla ASG (Ambiental, Social e Governança). “As seguradoras têm um papel importante para criar uma jornada simples para o cliente, com o objetivo e democratizar o consumo de seguros”, acredita Knapp. O resseguro que, tradicionalmente, era um negócio de capacidade, passa a ser um apoio para as seguradoras para auxiliar na criação de produtos inovadores, como cobertura para doenças graves, ou seguro de vida com capitais maiores que geram acúmulo de poupança.

A resseguradora está crescendo com parcerias para se diferenciar em acordos que criem suportes para as cedentes. “O setor ressegurador, depois de 15 anos de mercado aberto, tem o papel de auxiliar seus clientes”, reforça Knapp.

Outro ponto destacado pelo CEO é que muitas vezes as cedentes locais podem não ter acesso aos estudos e experiências internacionais, que possam ser aplicadas aos seus negócios. Por isso, a resseguradora pode assegurar este acesso. Os estudos do Swiss Re Institute são bastante conhecidos e ajudam a identificar tendências, riscos emergentes e outros fatores que podem influenciar no mercado de seguros global.

Knapp reforça que o corretor de seguros tem uma atuação importante, para explicar ao segurado o que ele está adquirindo. “Ele tem papel consultivo para entender a realidade do cliente no seu momento de vida, além de contribuir para a educação do segurado”.

O mercado de resseguros é totalmente vinculado à economia global. Os efeitos do furacão Ian vão refletir na compra de retrocessão e pulverizado de forma global. “No último ano, já vimos o endurecimento de taxas em determinados mercados. A tendência é o Brasil estar mais próximo às tendências globais”, avalia o CEO da Swiss Re. No Brasil, as perdas do seguro agro em 2021 foram pulverizadas no mercado internacional. Apenas a Swiss Re perdeu algo em torno de R$ 140 milhões. A guerra na Ucrânia ditará impactos no seguro auto, por exemplo, porque mesmo com a produção local, ainda haverá falta de peças de reposição.

O Brasil ainda está em uma fase de aprendizagem, que possui muitos riscos retidos pelas cedentes. “Queremos trazer conhecimento internacional para promover a troca de informações e auxiliar as seguradoras a criar novos produtos e a melhorar a jornada do cliente”, completa Knapp.

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO