Ultima atualização 01 de novembro

CQCS Insurtech: Tecnologia deve trabalhar pelo seguro inclusivo

EXCLUSIVO – Trazer mais consumidores para o mercado de seguros é um dos maiores desafios do setor, que passa a ser mais possível a partir do uso intensivo da tecnologia. A aplicação dos seguros embutidos, por exemplo, abre as portas do setor para um novo perfil de consumidor. Pelo lado dos seguros de pessoas, quanto mais conhecimento do indivíduo e da forma como ele conduz sua vida, maior é a possibilidade de criar produtos mais adequados. Entretanto, há o risco de incorrer na anti-seleção de risco. Estes e outros temas foram debatidos no CQCS Insurtech & Innovation, realizado em São Paulo.

O futuro do seguro pode estar no entendimento de que as relações evoluíram e as indústrias passaram a ter um papel diferente e mais especializado. No caso dos automóveis, por exemplo, é possível que os veículos autônomos já saiam de fábrica segurados. Jonathan Kalman, CEO da EOS Venture Capital, disse em uma palestra que o “seguro auto é uma história mais complexa, porque a indústria automobilística esta se transformando em uma indústria de mobilidade e cada uma delas vai oferecer vários veículos. A solução de seguros vai ser diferente para cada um. Quem tiver a ideia de juntar o que existe para oferecer um produto ideal sairá na frente”.

Dhaval Chadha, CEO Justos, insurtech de seguro automóvel, disse que é importante olhar o consumidor no centro de tudo. Ele citou quatro macro tendências do mercado de automóveis: carro conectado, com vários sensores para que ele possa fornecer informações, desde ajudar a estacionar, para encontrar gasolina mais barata etc. Vai fazer carro e seguro caminhem na curva da experiência; carros compartilhados, cuja abertura, desbloqueio, pagamento, seguro, é tudo feito e pago pelo app; carros elétricos; e carros autônomos, cujo seguro deve ser pago pelas montadoras, porque não há motorista responsável.

“O impacto no mercado de seguros é que as apólices precisarão ser adaptadas, com novos modelos de risco. Ainda demora para este cenário se concretizar e ser relevante na vida de todo mundo”, acredita Chadha.

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO