Ultima atualização 01 de setembro

Economia, saúde e educação impactam seguro de Vida e Previdência Privada

Durante o Fórum Nacional de Seguro de Vida e Previdência Privada, especialistas analisaram como a Covid-19 impactou esses setores

EXCLUSIVO – No segundo painel do Fórum Nacional de Seguro de Vida e Previdência Privada, promovido hoje, 1 de setembro, pela FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), especialistas em Saúde, seguro de Vida e Previdência Privada comentaram sobre como os impactos da pandemia na sociedade e, principalmente, no mercado de seguros.

Thais Fonseca, professora associada do DME UFRJ; Dr. Mauro Veras, médico Consultor da Munich RE; Marcelo Neri, diretor da FGV Social e Professor da FGV; e a Dra. Margareth Dalcolmo, doutora em Medicina e Pesquisadora sênior da Fundação Oswaldo Cruz FIOCRUZ, fizeram uma apresentação sobre o tema “Os impactos e as lições da pandemia: economia, saúde e comportamento”.

Para falar sobre o assunto junto aos convidados, participaram do debate após o painel Francisco Souza, vice-presidente da Fenaprevi e diretor presidente da Comprev Vida e Previdência; Marcelo Pimentel Mello, diretor da Fenaprevi e vice-presidente de Investimentos, Vida e Previdência da SulAmérica; e Carlos Gondim, diretor da Fenaprevi e Diretor Executivo de Vida e Previdência da Porto . A mediação da conversa ficou por conta de Ivan Luiz Gontijo, presidente da Bradesco Seguros.

Thais participou de um estudo, fomentado pela FenaPrevi, sobre a mortalidade da Covid-19 e o mercado segurador brasileiro, cujo objetivo é investigar os impactos da vacinação nas mortes pela doença através do cálculo do risco relativo. “A Covid-19 representou 25% das mortes no Brasil nos últimos dois anos, um índice bem significativo quando pensamos em várias doenças. Precisamos acompanhar de forma dinâmica a mortalidade da doença, pois não é uma variável estática e precisamos sempre atualizar, Além disso, os dados oferecidos pelo Governo no país não são tão cofiáveis, pois houve muita subnotificações de óbitos. Portanto, é necessário que o setor esteja atento para as consequências dessa e das próximas pandemias”, disse a professora.

Veras comentou sobre as consequências da Covid-19 longa, considerada pela Organização Mundial da Saúde como ”Condição Pós-Covid” os sintomas que surgem em até três meses após a contaminação, que duram pelo menos dois meses e não podem ser explicados por um diagnóstico alternativo. Segundo a OMS, entre 10% a 20% das pessoas que tiveram a doença sofrem com sequelas após se recuperarem da fase aguda da doença. “Um dos sintomas mais comuns nesses pacientes é a fadiga. Foi comprovado também que aqueles que ficaram internados tem mais chances de desenvolverem problemas. Isso está totalmente ligado ao mercado de seguros, que terá que achar uma forma de mudar a análise da precificação dos produtos”, afirmou.

Neri abordou como o distanciamento social prejudicou a educação. Em São Paulo, 56% da população estava satisfeita com o sistema educacional antes da Covid-19. Na pandemia, apenas 41% dos paulistanos se consideram satisfeitos. “Não tem como pensarmos em planejamento financeiro e seguros sem pensar em educação. Esse índice caiu 4 vezes mais do que a média de outros países, e os mais pobres que foram prejudicados. Portanto, é importante fazermos um trabalho de recuperação desse déficit na educação, pois é através dela que formaremos cidadãos mais conscientes e preparados para desafios”.

Mello reforçou que graças ao trabalho dos corretores a cultura da proteção está sendo difundida, mas é preciso que o setor simplifique processos para que as pessoas entendam como o segmento funciona. “Isso não é uma caminhada simples, mas estamos evoluindo. Pensando do ponto de vista macroeconômico, a renda média dos brasileiros é outro grande obstáculo para o mercado de Vida e Previdência. É necessário que a economia melhore para estimular investimentos públicos e privados, o que irá facilitar o acesso ao seguro de vida e a previdência complementar”, ressaltou o executivo.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO