Ultima atualização 15 de agosto

Empreendedorismo com responsabilidade para os 60+

Especialistas afirmam que o empreendedorismo para a terceira idade deve ser fomentado, pois esta fatia da população deve representar a terceira faixa de importância econômica

EXCLUSIVO – “O tema da longevidade é transversal e temos que nos preocupar com ele desde que nascemos”, disse Monica Martins, gerente de comunicação da Mongeral Aegon. A seguradora promoveu o debate Inovação e Tendências, trazendo especialistas de áreas diferentes para pensar a longevidade. Além do auditório no Centro Cultural dos Correios,o público pode acompanhar o evento pela internet.

Henrique Noya, diretor executivo do Instituto de Longevidade da Mongeral Aegon, ressaltou que é preciso promover a longevidade com qualidade de vida. “É muito oportuno que isso aconteça no Brasil. Não basta pensar que já estamos vivendo mais, o que já é uma conquista social”.

Este viver mais está acompanhado de uma queda da taxa de fertilidade, o que é uma tendência no mundo. No Brasil, esta taxa é de 1,7, o que não garante a reposição da população. “Precisamos olhar a longevidade como um desafio de saúde, mobilidade urbana, trabalho, o habitar, as escolas para uma demografia diferente daquela que temos hoje. Vamos chegar à metade da população brasileira com mais de 60 anos em um curto espaço de tempo”, pontuou Noya.

Leia mais: Longevidade e os desafios do mercado de trabalho

Será lançado neste ano a 2a. versão do Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL), o índice que é uma ferramenta objetiva para avaliar as cidades, o que funciona e o que falta para melhorar a qualidade de vida dos munícipes, o que pode ser um fator influenciador para as eleições municipais do próximo ano.

Clarissa Filgueiras, analista do Sebrae, mostrou que empreender na longevidade é uma das melhores formas de empoderamento. Ela avisou que estamos prestes a passar pela “Revolução Prateada”. A Pipe Social fez uma pesquisa que apresentou os 60+ com o potencial de 3a. maior economia do mundo. “Teremos que repensar as políticas públicas para pensar o mundo para os mais velhos. A OMS – Organização Mundial da Saúde – afirma que seremos um dos países com mais pessoas com mais de 60 anos no mundo”.

Já há estudos que mostram que a média de idade dos líderes de startups é de 42 anos no Vale do Silício. “Temos o hábito de achar que apenas os mais novos são empreendedores, o que é um erro”, avisou Clarissa. Os maior velhos empreendem por necessidade, mas é preciso lembrar que, muitas vezes, o financiamento do negócio é feito com as economias de uma vida. É preciso ter muita responsabilidade na gestão destes valores. Este empreendedorismo de necessidade acontece porque as pessoas entre os 50 e 60 vivem em limbo para a recolocação profissional, porque a pessoa é velha para o mundo corporativo e jovem para o Estatuto do Idoso.

A pesquisa GEM mede a facilidade de empreender e, a edição de 2018, mostra que 7% dos donos de negócios tem mais de 60 anos. Clarissa destacou que esta faixa de empresas são as que mais empregam. A baixa escolarização é um problema assim como a baixa informatização também nesta faixa etária. O Sebrae precisa olhar para a capacitação e para a inclusão digital.

Agora, cabe à sociedade buscar novas soluções para atender as necessidades do público maduro. No Brasil, já está presente a Aging 2.0, uma entidade com objetivo de identificar as soluções de tecnologia para atender as necessidades da população 60+.

“A nossa missão é identificar e estimular startups para o desenvolvimento de empreendimento que possam ser exportados”, explicou Sergio Duque Estrada, representante da entidade no Brasil. Já está acontecendo a segunda edição de uma premiação que visa identificar as startups com potencial para serem aceleradas. “Os vencedores serão anunciados em uma feira para a longevidade, que será realizada durante três dias, em São Paulo. O Brasil está engatinhando no tema, porque o País sempre se achou um lugar de jovens. Entretanto, estamos caindo na real. Em 2050, seremos o 4o. pais mais idoso do mundo. Temos uma taxa de aceleração do número de idosos muito maior do que a experimentada por países europeus”, analisou Estrada.

Esta falta de preparo se reflete na ausência de políticas públicas, nem investimentos privados, que priorizem os 60+. O jovem tem a aptidão tecnológica, que falta aos maduros por falta de convívio no dia a dia; os maduros possuem a capacidade de gestão do negócio, que coloca o compliance em ação para o amadurecimento do negócio. A união dos dois fatores é que será mais interessante para a sociedade. “Os mais maduros e a mulheres estão procurando fazer negócios para as pessoas com mais idade”. Estrada analisou que a questão e o cuidado da saúde e da prevenção precisam começar antes.

Mavi Delícias

Patricia Braga é uma empreendedora de 53 anos. Após trabalhar anos a fio no mundo corporativo, como secretaria executiva e gerente executiva, se viu desempregada aos 50 anos e sem oportunidades de trabalho por conta do preconceito contra sua idade.

Ela contou que após sobreviver ao “luto” do desemprego, conseguiu repensar sua atuação profissional e passou a estudar as oportunidades. Passou pelo Sebrae, pelos cursos gratuitos, presenciais ou a distância. Teve que vencer também a barreira da vergonha de começar a colocar a ‘cara’ na rua.

Agora, com um negócio que caminha bem, que começou a funcionar atingindo o público próximo, ela já pensa em expansão. Porém, Patrícia avisou que o início é um exercício de desprendimento: “temos que aprender a viver com menos, porque o salário de R$ 30 mil não existe no empreendedorismo, não como estávamos acostumados. Entretanto, podemos transformar o nosso antigo “hobby” em trabalho. O mais importante é que temos que investir em uma coisa que gostamos, que nos dá prazer”.

Kelly Lubiato, do Rio de Janeiro
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock