Ultima atualização 07 de agosto

Proteção veicular: possíveis impactos do PL

Texto substitutivo à versão original do Projeto de Lei nº 3.139, de 2015, regulamenta as cooperativas de proteção veicular, que são alvo de fiscalização e penalidades por parte da Susep

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou em 22/05/2018 o texto substitutivo à versão original do Projeto de Lei nº 3.139, de 2015, regulamentando as associações e cooperativas de proteção veicular, que, há anos, atuam no mercado marginal e que têm sido alvo de intensa fiscalização e penalidades por parte da Susep.

O Projeto estabelece que somente poderão ser autorizadas a operar no mercado de seguros privados as pessoas jurídicas constituídas sob a forma de sociedade anônima, de sociedade cooperativa ou de entidade de autogestão.

As sociedades cooperativas serão equiparadas a seguradoras com relação a produtos que tenham por objeto a proteção ou a garantia de interesse legítimo de seus associados contra riscos patrimoniais, observadas as regras para a obtenção de sua autorização e operação que vierem a ser emitidas pelo
Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

Já as entidades de autogestão são pessoas jurídicas constituídas na forma de associação, sem fins lucrativos, que têm por objeto exclusivo a operação de seguros de coisas, pessoas, bens, responsabilidades, obrigações, direitos e garantias. Para obter a autorização para operar, além das normas que forem editadas pelo CNSP, as entidades de autogestão devem apresentar condições contratuais redigidas de forma simples e clara, especificação da área geográfica de sua atuação e de sua cobertura, do procedimento para acionamento das coberturas, além de nota técnica atuarial e comprovação de constituição de fundos especiais, reservas técnicas e provisões garantidoras de suas operações.

Caberá à Susep, a exemplo do que já ocorre com as seguradoras, processar os pedidos de autorização para constituição e liquidação das cooperativas e entidades de autogestão que, com a aprovação do Projeto, passarão a integrar o Sistema Nacional de Seguros Privados. Além disso, o Projeto consagra o corretor de seguros como o intermediário legalmente autorizado a angariar e promover arranjos contratuais equiparados a seguros, como irá ocorrer com os produtos comercializados pelas cooperativas e entidades de autogestão. O termo utilizado no PL, “arranjo contratual”, não nos parece o mais adequado do ponto de vista técnico e à luz das regras de direito civil, que regem as relações contratuais, por ser vago e amplo, podendo ensejar discussões e dúvidas.

O Projeto trata ainda (i) de regras referentes a processos administrativos sancionadores, com destaque para a celebração de termos de compromisso; (ii) da possibilidade de serem processadas, por meio executivo extrajudicial, as ações destinadas ao ressarcimento das indenizações pagas pelas instituições autorizadas a operar no mercado de seguros privados, podendo ser incluídos os valores correspondentes aos custos incorridos com o processo de regulação de sinistro e com a sua cobrança; e (iii) das alterações na Lei Complementar nº 126/2007 para permitir que as cooperativas de seguros e as entidades de autogestão contratem resseguro.

Imediatamente após a aprovação do Projeto, a CNseg e a FenSeg divulgaram nota, considerando o texto uma conquista para a preservação dos direitos do consumidor e justa concorrência.

De fato, a atuação das cooperativas de proteção veicular vem sendo feita de maneira absolutamente irregular à luz do Decreto-Lei nº 73/1966, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Seguros Privados, regula as operações de seguros e resseguros e dá outras providências. A fiscalização da Susep tem se intensificado, e de forma a tornar as multas impostas a essas entidades mais exequíveis, a Lei nº 13.195/2015 criou o limite de até R$ 3 milhões para as pessoas naturais ou jurídicas que realizarem operações de seguro sem a devida autorização no País.

Se aprovado, o texto tal como está ratifica a situação irregular das cooperativas de proteção veicular na forma em que operam atualmente, mas concede a oportunidade de essas empresas se regularizarem, equiparando-as às seguradoras, em alguns aspectos. Resta saber se tais empresas terão condições de se adequar ao regramento, sob pena de a norma já nascer sem efeito prático. E mais, considerando a amplitude da norma para entidades de autogestão, certamente, em sendo aprovada, parece haver certa abertura para abranger novas estruturas propostas por algumas insurtechs, por exemplo, ou até mesmo a revisão de operações estruturadas na forma de representação de seguros. Todos esses pontos merecem uma reflexão mais acurada.

Como em toda norma, o Projeto contém tratamento para temas que não são centrais, mas que podem impactar nas operações securitárias. É o caso da possibilidade de serem processadas, por meio executivo extrajudicial, as ações destinadas ao ressarcimento das indenizações pagas pelas instituições autorizadas a operar no mercado de seguros privados, podendo ser incluídos os valores correspondentes aos custos incorridos com o processo de regulação de sinistro e com a sua cobrança.

Atualmente, o Decreto-Lei nº 73/1966 concede força executiva para as ações de cobrança dos prêmios dos contratos de seguro, e o Código de Processo Civil, para os seguros de vida em caso de morte. Se aprovada a redação como está, há o risco de qualquer ação de cobrança de indenização securitária (independentemente do ramo do seguro) ser vista como título executivo extrajudicial, o que não faz sentido já que ausentes os requisitos de certeza, liquidez e exigibilidade, na maioria dos casos em razão da necessidade de ser produzida prova pericial, inclusive.

Infelizmente, temos visto maiores discussões quanto ao tema central apenas relacionado à proteção veicular, mas o Projeto vai muito mais além e deve ser visto com parcimônia. Os próximos passos para o Projeto são sua submissão ao Plenário da Câmara para aprovação e, em sendo aprovado, sua submissão ao Senado Federal. É muito pouco provável que o Projeto seja aprovado, seja em sua forma atual, seja com alterações a serem introduzidas pelo Plenário da Câmara e/ou Senado, ainda este ano, considerando a proximidade das eleições.

Sobre os autores

Marcio Baptista e Bárbara Bassani, respectivamente sócio e advogada da área de Seguros e Resseguros de TozziniFreire Advogados

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO