As projeções de um estudo realizado pela Allianz mostram que o total de prêmios globais atingiu um novo recorde: US$ 3,9 bilhões no último ano; excluindo-se seguro saúde.
Em comparação com o ano de 2015, o crescimento nominal ficou em 4.4 pontos percentuais.
A primeira vista, de acordo com a Allianz, essa tendência não parece ser nada espetacular, porque apesar do ritmo de crescimento ter diminuído ligeiramente nos dois anos anteriores – quando estava acima de 5% – os números estão alinhados com a média das taxas e do crescimento global.
Efeito China
Mas o Allianz Global Insurance Map mostra que 2016 não foi um ano comum. Em um segundo olhar, é evidente que de cerca de 150 bilhões de euros, quase 70 bilhões de euros pertencem a um só mercado: a China. Isso quer dizer que o país por quase metade de todo o crescimento do último ano; sem a China, o mundo do seguro só teria crescido 2.7 pontos percentuais.
O “Efeito China” era particularmente acentuado no mercado de seguro de vida. No segmento, se excluída a participação chinesa da equação o crescimento global teria ido dos 4,7% para 2,3% em 216. Isso devido ao rápido desenvolvimento: no ano passado, o mercado de seguros de vida da China reportou a mais alta taxa de crescimento vista desde 2008, mais de 30%. Apesar de a renda per capta gasta em produtos de seguro de vida – cerca de 170 euros – ainda tenha um longo caminho até alcançar a média dos mercados mais desenvolvidos, a China já superou países como a Austria em termos de taxa de penetração de seguros.
A.C.
Revista Apólice