A cidade de Catalão, na Região Sudeste de Goiás, foi sede da primeira etapa da 2ª edição do Café e Seguros. Evento foi realizado pelo Sindicato dos Corretores de Seguros de Goiás (Sincor-GO). Nos dias 15 e 16 de março, o evento promoveu palestras e debates focados, principalmente, em tecnologia, inovação e empreendedorismo.
Na abertura do encontro, o presidente do sindicato, Henderson de Paula Rodrigues, lançou para reflexão dos corretores de seguros a questão: “Estamos prontos para o novo consumidor e o novo mercado?”. Nosso consumidor quer relacionamento estreito e resultados para o meio em que vive”, afirmou.
O deputado federal por Goiás e vice-presidente Institucional e de Relações com o Corretor de Seguros, Lucas Vergilio (SD), prosseguiu ministrando palestra a uma plateia de dezenas de profissionais, incluindo seguradores, abordando o tema A indústria de seguros em uma abordagem política. Durante sua fala, o deputado abordou o necessário combate às associações de proteção veicular, que comercializam o chamado seguro pirata. “Estamos na Câmara atuando para coibir a prática dessas cooperativas que atuam no mercado marginal”, acentuou.
A segunda fase do evento iniciou-se com questionamento levantado pela coordenação do Café e Seguros: Como a tecnologia poderia revolucionar a minha relação com o meu cliente?
Em palestra abrangendo a temática da Comunicação omnichannel, executivo da comunicação ressaltou a importância do relacionamento com o cliente. Richard Belle Branco, CEO da agência Ampli Comunicação, fez um diagnóstico aprofundado sobre o comportamento do consumidor frente às inovações na comunicação. “É preciso conhecer a percepção que o cliente tem sobre o que o seu produto representa para ele. O foco do negócio deve estar no relacionamento.”
Nesta quinta-feira, também foram promovidos diálogos técnicos envolvendo corretores e seguradores. Em mesas redondas, os profissionais trocaram percepções e experiências, deixando de lado os problemas para discutir o futuro, as soluções. Houve espaço também para os corretores se questionarem sobre o que poderiam fazer para perpetuar seus negócios e acompanhar as tendências do mercado.
Em momento final, os participantes puderam traçar planos de empreendedorismo aplicando neles conceitos, ideias e constatações provenientes de diálogos sobre tecnologia e inovação no mercado de seguros. A expectativa, diante desse exercício, é de incrementar o setor em Goiás, que já conta com quase 2,3 mil profissionais, entre pessoas físicas e jurídicas, segundo levantamento da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor).
As próximas edições do Café e Seguros serão realizadas em Itumbiara, dias 21 e 22 de março; em Rio Verde, nos dias 26 e 27 de abril; Anápolis, nos dias 6 e 7 de junho; e 23 e 24 de agosto, em Goiânia.
A.C.
Revista Apólice