Ultima atualização 24 de janeiro

Modalidade de seguro garantia dá fôlego às grandes obras

Seguro garantia com antecipação e recebíveis tem se tornando a principal ferramenta para viabilizar grandes projetos públicos e privados

 

Engineer 1 seguro garantia

Diminuir a pressão financeira para a execução de obra públicas e de grandes projetos privados, que mobilizam toda a estrutura da empresa, criando melhores condições para a negociação dos custos de matéria-prima e fornecedores. Segundo o consultor de Riscos Financeiros da Senzala Corretora de Seguros, Marcelo Loch, o seguro garantia com antecipação e recebíveis tem se tornando a principal ferramenta para viabilizar condições como essas.

“O objetivo dessa modalidade de seguro é levar opções de novas fontes de financiamento, oriundas de mercado de capitais para aplicação dos recursos na própria obra. Isso é importante, a se considerar que nesses projetos a principal fonte de receita para o pagamento do serviço da dívida de seu financiamento e do produto ou serviço resultante vem do fluxo de caixa gerado pela própria operação. Nesse contexto, ela pode ser um ‘fôlego” a mais para a empresa”, comenta.

Loch destaca que, quando se trata de operações de grande vulto, tendo em vista que a maturação é demorada e o prazo para pagamento ao banco é mais elástico, o seguro tem sido utilizado como forma de minimizar os riscos da operação. “Assim, se o tomador da garantia não cumprir com o contrato principal, a seguradora poderá ser acionada”, explica.

Origem

A modalidade de seguro garantia de antecipação de recebíveis nasceu a partir de uma exigência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), já que os Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDCs) abertos teriam que exigir garantia dos cedentes – fiança bancária ou seguro – quando fossem comprar dos mesmos (cedentes) ativos (recebíveis) não performados.

A modalidade, que tem o banco como beneficiário, garante a indenização, até o valor fixado na apólice, pelos prejuízos decorrentes do inadimplemento das obrigações pelo tomador no contrato principal firmado junto ao segurado. A execução permite a geração de créditos de direitos creditórios ou recebíveis, que são cedidos em garantia pelo tomador ao banco.

Nessa modalidade, a importância segurada será de 100% do valor antecipado. A vigência se dará em conformidade com o contrato principal firmado junto ao segurado. A análise é caso a caso, ou seja, apólice por contrato. O consultor de Riscos Financeiros da corretora diz que qualquer valor é passível de análise. “É importante lembrar que o ponto inicial para determinar esse montante é o cadastro da empresa na seguradora. Com base nele é que poderemos saber qual o limite máximo será absorvido pela apólice”, ressalta.

Loch relaciona ainda os documentos necessários para a contratação: minuta de contrato ou contrato principal; eventuais anexos do contrato; contrato de mútuo/cessão de direitos creditórios; cronograma físico-financeiro da obra do contrato; demonstrações financeiras recentes do tomador; comprovação de capacidade técnica para cumprimento das obrigações.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO