Ultima atualização 06 de outubro

Como o Seguro Auto Popular deve impactar o mercado

Susep oficializa o Seguro Auto Popular. Em entrevista exclusiva à Revista Apólice, duas autoridades do setor analisam a chegada do produto

auto

Conec 2016 – O mercado ganhou mais um produto na última segunda-feira (3), quando a Superintendência de Seguros Privados (Susep) oficializou a autorização do Seguro Auto Popular.

A nova modalidade promete reduzir em até 30% o valor de uma cobertura tradicional e prevê a utilização de peças não originais (mas que seguem as especificações técnicas determinadas pelas fábricas) na reparação de veículos segurados.

A grande questão, no entanto, é como a novidade deve refletir no mercado. A Revista Apólice, que marca presença no 17º Congresso de Corretores de Seguros (Conec), conversou com duas autoridades do setor sobre essa questão.

“Temos uma frota rodante de veículos que não se renova com a mesma frequência de quando se está em período de desenvolvimento econômico. Esse envelhecimento torna o seguro relativamente mais caro para os veículos antigos, isso porque a reposição de peças segue a mesma tabela de preços e a mesma mão de obra”, declara o presidente da Escola Nacional de Seguros, Robert Bittar.

Para que o Seguro Auto prevaleça, é necessário alguns requisitos, entre eles o barateamento da própria mão de obra – o que pode ser feito através de um acordo com as oficinas e a formação de uma rede referenciada. Destaque também para a Lei do Desmonte, que no médio e longo prazo deve propiciar o fornecimento de peças recondicionadas e certificadas.

“Acredito que daqui três ou quatro anos teremos um percentual de frota segurada bem mais expressivo em relação à frota rodante atual”, diz Bittar.

A opinião é compartilhada pelo presidente do Sincor-SC, Auri Bertelli. “Tenho esperança de que o Seguro Auto Popular trará muitos clientes que poderiam ser segurados, mas não contratam um seguro por causa de preço”, pontua o executivo. A pergunta é se haverá peça o suficiente para atender o mercado.

Amanda Cruz e Lívia Sousa, de São Paulo
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.