Ultima atualização 13 de outubro

Ibracor e Susep devem assinar convênio para a autorregulamentação

Convênio entre Susep e Ibracor deve ser assinado ainda em 2016. Assim, o Instituto será o responsável pela fiscalização de todos os corretores de seguros gradativamente

 

 

executivo confuso

 

Armando Vergilio I
Armando Vergílio, presidente da Fenacor

 

 

Conec 2016 – O Instituto Brasileiro dos Corretores de Seguros – Ibracor – deve assinar um convênio com a Superintendência de Seguros Privados para assumir a fiscalização de toda a categoria de corretores de seguros, independente da sua associação ao Instituto.

De acordo com o presidente da Fenacor, Armando Vergilio dos Santos Junior, esta é uma medida natural, uma vez que o Ibracor funciona como o braço fiscalizador da Susep. “Todas as decisões devem ser aprovadas pela autarquia, sendo assim, ela tem poder de escolher os diretores e determinar a forma como a fiscalização deve ser feita”, adiantou Vergílio.
A Susep, com a estrutura e os quadros que ela tem, não consegue dar conta da fiscalização dos corretores. Marcio Coriolano afirma que em qualquer mercado maduro do mundo, a autorregulação é uma realidade. “Isso começa com um Código de Ética, para que o setor tenha responsabilidade para regular a si mesmo. O mercado brasileiro é solvente, mas este solidez joga luz sobre quem age de forma inadequada”.

Marcio Coriolano
Marcio Coriolano, presidente da CNseg

A autorreguladora aumenta a responsabilidade do setor em expulsar aqueles que não atuam de forma correta. Isso melhora a imagem do setor perante o público também. “A CNseg já aderiu à autorreguladora, mas as seguradoras têm liberdade para indicar ou não aso corretores que se inscrevam no Ibracor”, enfatiza Coriolano.

O superintendente da Susep, Joaquim Mendanha, afirma que a sua incumbência é fazer com que o mercado de seguros cresça de forma acelerada, envolvendo os setores de emprego, renda e reserva. Ele destaca que, neste contexto, os corretores de seguros são peças fundamentais e a autorregulação está na agenda. “Estamos em entendimentos finais para que seja assinado um convênio para que rapidamente, como órgão auxiliar da Susep, a autorreguladora possa atuar na fiscalização desta importante categoria”.Mendanha
O Ibracor deverá ter o seu plano de atuação, mas a tendência é que, ao longo do tempo, o Instituto assuma a fiscalização e o controle de todos os corretores de seguros.

A manutenção do Ibracor, atualmente, é feita pelos Sindicatos, pela Fenacor e por seus associados, que são pouco mais de 250. Paulo dos Santos, presidente do Ibracor, afirma que o BRasil possui entre 60 e 80 mil corretores de seguros cadastrados. “Se cada um contribuir com R$ 100 por ano, é possível manter a entidade”, esclarece.

Paulo dos Santos, da Susep
Paulo dos Santos, presidente do Ibracor

A fiscalização deve ser à distância, através de um plano que deve ser apresentado à Susep. “Para este primeiro ano será feito um trabalho com todos os associados para que respondam a um questionário. Dependendo das respostas, podemos identificar os que necessitam de orientações”.

Santos diz que pretende chegar a mil associados até o final deste ano, pois a seguradora Líder deve exigir de seus cadastrados que se associem à entidade. Além disso, ele conta com a ação dentro do Conec 2016.

Armando Vergilio argumenta que a autorregulação é muito benéfica não só para o corretor de seguros, mas principalmente para o consumidor e para o regulador. Nem que a Susep tivesse a sua estrutura quintuplicada ela conseguiria fazer uma supervisão preventiva. “Por outro lado, a categoria é muito grande, espalhada por mais de 3,4 mil municípios em um país de dimensões continentais. Isso é próprio de autorregulação”, finaliza.

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO