Ultima atualização 19 de agosto

Programa desperta interesse dos estudantes sobre segurança

Agentes selecionados e treinados realizam oficinas pedagógicas para alunos do ensino médio de escolas públicas de Minas Gerais

Programa desperta interesse dos estudantes sobre segurança

As atividades da oitava edição do programa Educar para Proteger começam a ser realizadas nas escolas púbicas. O objetivo do programa é despertar o interesse dos estudantes sobre a importância de pensar na própria segurança de forma preventiva e consciente. Para isso, agentes selecionados e treinados realizam oficinas pedagógicas para alunos do ensino médio de escolas públicas de Minas Gerais. Além da capital mineira e cidades da Região Metropolitana, a ação também acontece em instituições do Sul de Minas, Triângulo Mineiro, Zona da Mata, Região Centro-oeste, Região Leste e Norte. Neste ano, 45 escolas participarão do projeto.

Para o presidente do Sindseg MG/GO/MT/DF, Augusto Frederico Costa Rosa de Matos, a iniciativa busca despertar a cultura de seguro e com isso incutir valores na formação dos jovens. “É importante conscientizá-los e incentivá-los a ter uma mudança de atitude em relação à segurança e à prevenção de acidentes. Isso só é possível com conhecimento e adoção de novos valores morais”, destaca.

As oficinas de mobilização acontecem durante o período letivo, nos horários escolhidos pela escola. A agente Tânia Mara Lage participa desde a primeira edição e se diz animada para a volta às aulas. Ela conta que o desafio é fazer com que jovens de 14 a 19 anos reflitam sobre medidas de segurança que precisam tomar para ter uma vida estável. “O objetivo é os fazer pensar para além da segurança pública, sobre a importância de possuir atitudes responsáveis de forma a guiar da melhor maneira possível suas vidas”, explica.

Segundo a agente, o segredo para despertar a atenção dos alunos para a importância do tema é promover sua participação na aula. “Não dou palestra, realizo dinâmicas e incentivo o debate e a reflexão”, completa Tânia. Além das dinâmicas, são também utilizados recursos como imagens de situações de risco e os alunos assistem a um vídeo de conscientização. Ao final do encontro, os participantes são estimulados a participar de concurso cultural, produzindo uma redação sobre o tema ‘O Seguro morreu de velho. Mas como foi que ele viveu?’. Os três melhores autores de cada cidade participante são premiados com um iPad, um smartphone e um tablete, respectivamente.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock