A parceria entre o Inpao Dental e a Ordem dos Advogados do Rio de Janeiro (OAB/RJ) pode estar com os dias contados. Isso porque há a possibilidade de o contrato, firmado em agosto de 2014, terminar em breve por conta da Golden Cross, antiga operadora do benefício odontológico.
O acordo envolve assistência odontológica para quase 100 mil vidas. “É natural que haja uma grande disputa não apenas pelos valores envolvidos, mas também pelo direito de utilizar o nome de uma entidade tão representativa em seu portfólio. O problema é que também existem clausulas que precisam ser seguidas e cumpridas, mesmo que somente um dos lados deseje seu cancelamento”, afirma o diretor de Finanças e Administração do Inpao Dental, Claudio Aboud.
De acordo com o executivo, a OAB/RJ anunciou aos seus membros que irá trocar de operadora e deixou de pagar o montante devido ao mês de fevereiro. “Lamentamos profundamente essa postura, porque em nenhum momento deixamos de prestar o atendimento. Porém, se não houver pagamento, não nos resta nenhuma outra opção se não acioná-los na justiça para que seja cumprida a parte que lhes cabe no contrato”, completa Aboud.
De fato, a entidade emitiu uma nota enviada aos seus filiados dizendo que “A Ordem dos Advogados do Rio de Janeiro e a Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (Caarj) renegociaram os valores do contrato com a Golden Cross e voltam a oferecer gratuitamente para a categoria, plano odontológico. A partir da segunda quinzena de janeiro, os advogados e estagiários de Direito – adimplentes com a OAB/RJ – irão receber as novas carteiras do Goldental para usufruir do benefício. Quem ainda estiver em tratamento ou precisar marcar consulta, poderá utilizar o plano da operadora Inpao até o dia 7 de fevereiro”.
A rapidez na mudança de opinião da entidade também causa estranheza na direção da operadora, principalmente por conta do recente histórico. Foram necessários seis meses de negociação com a OAB/RJ para substituir a Golden Cross. Na época, a concorrente estava sendo trocada porque havia uma grande insatisfação com o serviço prestado, principalmente no interior do Estado do Rio. Tanto que na apresentação do Inpao Dental como a nova operadora de odontologia, Felipe Santa Cruz, presidente da OAB/RJ disse que a entidade estava “implementando um novo modelo visando principalmente a um serviço melhor para o advogado. Temos o compromisso de conservar a rede atual e posteriormente ampliá-la, principalmente para o interior, pois sabemos da dificuldade de acesso dos colegas que residem longe da capital”.
Essa questão foi atendida pelo Inpao Dental, que aumentou em 20% sua rede credenciada no Estado do Rio de Janeiro. Com a elevação, a companhia passou a oferecer 6.900 opções de atendimento aos beneficiários fluminenses.
“Cumprimos nossa parte no contrato. Agora esperamos que uma entidade tão representativa e ligada à justiça, faça também a sua. Não vemos problema numa eventual rescisão, se assim a OAB/RJ desejar. Porém, existem valores a serem quitados e esperamos sinceramente que isso não seja um problema”, finaliza Aboud.
Vale lembrar que o atendimento dos familiares dos advogados continuará sendo feito normalmente pelo Inpao Dental. Segundo a operadora, o fato reforça o sentimento de que a possível rescisão do contrato não diz respeito ao serviço prestado, mas somente a uma simples movimentação de bastidores que visa somente o negócio em si.
L.S.
Revista Apólice