Ultima atualização 19 de março

HDI Seguros patrocina exposição sobre holocausto

Mostra apresenta desenhos feitos por meninas judias aprisionadas durante a Segunda Guerra Mundial

Logo HDI Seguros 1

No ano em que se comemoram os 70 anos da libertação do Campo de Concentração de Auschwitz (Polônia), a HDI Seguros patrocina a exposição “As Meninas do Quarto 28”. Inspirada no livro homônimo escrito pela jornalista alemã Hannelore Brenner, a mostra apresenta desenhos feitos por meninas judias de 12 a 14 anos que viveram no gueto Theresienstadt, localizado a noroeste de Praga (Tchecoslováquia), no Quarto 28 do alojamento L410.

Separadas das famílias e aprisionadas no gueto, cerca de 60 meninas foram proibidas de estudar e encontram no desenho e em outras manifestações artísticas uma forma de lidar com a dor durante o período da Segunda Guerra Mundial. As crianças deixaram mais de três mil desenhos e apenas 15 delas sobreviveram para relatar o que passaram. A seleção dos fragmentos da história será exposta a partir de amanhã (20) no Museu Nacional de Brasília (DF), onde ficará até o dia 26 de abril.

Lançada há 11 anos, a exposição já revelou detalhes do holocausto para visitantes na Alemanha, Áustria, República Tcheca, Israel, Inglaterra e, agora, no Brasil. “Em 2014, ajudamos a trazer a mostra para São Paulo. Independentemente de sermos uma companhia de origem alemã, acreditamos que colaborar para difusão de uma história que serve de alerta a qualquer nação é fundamental se quisermos construir uma sociedade melhor”, declara Paulo Moraes, diretor de Marketing da seguradora.

O gueto de Theresienstadt não era um destino final para os judeus. De lá, os prisioneiros eram deportados para campos de extermínio na região leste da Alemanha. Dos 140 mil prisioneiros registrados, 33 mil morreram no próprio gueto. Outros 88 mil, sendo 15 mil crianças, foram deportados para o leste, nos campos de Auschwitz e Bergen-Belsen. Destes, somente três mil sobreviveram, dentre eles 900 crianças.

Serviço

“As Meninas do Quarto 28”
Local: Museu Nacional do Conjunto Cultural da República
Esplanada dos Ministérios – Brasília (DF)
Período: 20 de março a 26 de abril de 2015 – de terça a domingo, das 9h às 18h30
Entrada: gratuita

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO