Ultima atualização 27 de fevereiro

Cuidados com a saúde bucal

Diretor do Inpao Dental esclarece dúvidas e dá dicas para o dia a dia

bg21

Ainda há confusão sobre o que é ou não adequado quando o assunto é a saúde bucal. Alguns cuidados simples, como a escolha da escova certa e a forma de escovar os dentes, são motivos constantes de dúvidas. José Henrique de Oliveira, cirurgião-dentista e diretor do Inpao Dental, esclarece o que é correto.

Escove os dentes sem fazer força e com movimentos circulares
A forma correta de escovar, associada a uma escova adequada, é que farão toda a diferença na sua higiene bucal. O ideal é que a escova toque a superfície dos dentes em um ângulo aproximado de 45 graus. Depois, faça movimentos circulares e vibratórios em cada um dos dentes.

Prefira escovas com cerdas maciais
As escovas possuem cerdas macias, médias e duras. Prefira as primeiras, porque elas possuem uma flexibilidade maior para limpar os dentes e machucam menos as gengivas, ao contrário, por exemplo, dos modelos com cerdas duras. Com o passar do tempo, a rigidez dessas fibras pode desgastar o esmalte dental e/ou causar retração gengival.

Utilize pouco creme dental
O tamanho de uma ervilha é a quantidade de creme dental suficiente para fazer a limpeza dos seus dentes. Evite os cremes dentais abrasivos, porque sua composição química pode tornar os dentes mais sensíveis.

Escove os dentes sempre após as refeições
Mais importante que a quantidade de vezes é o momento certo para fazer a limpeza dos dentes. Por isso, a escovação precisa ser feita ao menos três vezes por dia, sempre após as refeições, durante pelo menos três minutos.

Escove sempre a região entre os dentes
Esse é o lugar em que as cáries e doenças gengivais normalmente começam. Para resolver isso, utilize uma escova interdental e/ou o fio dental diariamente. Em ambos os casos, o princípio é o mesmo: menos força possível e mais atenção nos movimentos que estão sendo realizados.

Use enxaguatórios bucais de forma consciente
O enxaguante é um produto antisséptico e é utilizado para auxiliar nos cuidados de prevenção. Seu uso deve ser solicitado pelo dentista e a utilização pode variar de pessoa para pessoa. Vale lembrar que alguns enxaguantes possuem álcool em sua composição, o que não é recomendado.

Troque sua escova periodicamente
Escovas velhas e desgastadas não contribuem em nada na sua saúde bucal. Em primeiro lugar porque nesse estado elas não conseguem mais fazer a limpeza de forma eficiente. Em segundo, é natural que as pessoas “tentem compensar” essa deficiência do material aplicando mais força no cabo da escova durante a escovação, o que também precisa ser evitado.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice