Ultima atualização 27 de novembro

Oferta de ABS para motos ainda é tímida no mercado nacional, aponta Cesvi Brasil

Levantamento analisou 359 versões de motocicletas, motonetas e ciclomotores de 32 montadoras presentes no País

Moto-estrada-11

O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) realizou mais um estudo sobre ABS para motocicletas. Nesta segunda edição a entidade constatou que, apesar da importância nas frenagens de emergência e na redução de acidentes e vítimas, a disponibilidade do sistema ABS para veículos de duas rodas ainda é bem tímida no País. Neste ano, a entidade analisou 359 versões de motocicletas, motonetas e ciclomotores de 32 montadoras presentes no Brasil.

De acordo com o levantamento, apenas 21% desses veículos possuem ABS eletrônico de série, enquanto 10% contam com o item como opcional e 67% não possuem o sistema disponível para compra. Os 2% restantes são de veículos de duas rodas com ABS mecânico nas rodas dianteiras, um sistema baseado em alívio da pressão dos freios por meio de válvulas que não possui a mesma eficiência de frenagem e tecnologia do ABS eletrônico.

Os números são um pouco maiores que os do primeiro levantamento realizado em 2013, onde 16% das versões possuíam ABS eletrônico como item de série, 7% tinham ABS como opcional e 74% não contavam com ABS disponível para compra. No levantamento anterior, os veículos de duas rodas com ABS mecânico representaram 3%.

O documento mostrou ainda que a categoria mais vendida do País, representada por motocicletas de até 125 cilindradas, tem 97% das versões sem disponibilidade de instalação do ABS, nem mesmo como opcional. Os outros 3% são de motocicletas com ABS mecânico nas rodas dianteiras e não há nenhuma versão com ABS eletrônico de série. Na categoria entre 125 e 250 cilindradas, não há nenhuma versão disponível para venda com ABS de série, apenas 1% possuem o ABS eletrônico como opcional e 95% não possuem o sistema disponível para compra. Entre os 4% restantes estão as versões que têm o sistema de ABS mecânico nas rodas dianteiras.

Já entre 250 e 400 cilindradas, o número de versões com ABS eletrônico de série sobe para 5%. Na categoria acima, entre 400 e 750 cilindradas, essa porcentagem sobe para 18%. Já na categoria topo de linha, com versões de motocicletas acima de 750 cilindradas, esse número é mais expressivo e chega a 63%.

Nas motocicletas entre 400 e 750 cilindradas é onde se encontra a maior porcentagem de versões com o item ABS eletrônico como opcional (37%). Outra categoria abordada no estudo é a de motocicletas elétricas, que possuem desempenho tímido, tanto na questão velocidade, quanto nas vendas no Brasil, mas que não possuem nenhuma versão com sistema antitravamento dos freios.

“Embora a oferta do sistema tenha crescido como item de série em 5%, ela ocorreu basicamente em categorias de altas cilindradas, que custam mais e representam uma fatia pequena do mercado. Infelizmente, a maioria dos motociclistas do Brasil ainda não pode contar com a eficiência e segurança do ABS em seus veículos de duas rodas”, diz Almir Fernandes, diretor executivo do Cesvi Brasil.

Segundo o executivo, “com a mídia divulgando cada vez mais informações sobre os benefícios do ABS, a tendência é de que o consumidor cobre cada vez mais as montadoras pela oferta do sistema, aumentando sua popularidade e barateando seu custo”.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock