Ultima atualização 28 de abril

ANSP aborda a utilização do código genético no seguro de vida

Evento contará com a participação de importantes nomes do setor

A ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência – debate o “Código genético e o seguro de vida” no evento que acontecerá dia 29 de maio de 2014, das 09h às 11h30, no Auditório do SindsegRS, localizado na Avenida Otávio Rocha, 115 – 7º andar, Porto Alegre/RS.
Os palestrantes serão: doutora Marisa Gazel, doutor Paulo André Minhoto e acadêmico Sérgio Rangel Guimarães que farão respectivamente as abordagens médica, jurídica e técnica sobre o assunto.
Para Dilmo Bantim Moreira a grande preocupação quando se fala do uso de código genético são as conseqüências. Para o mercado de seguros, sua utilização poderia gerar aumento dos preços ou até recusa de riscos. Por outro ângulo, a omissão do risco pelos proponentes, poderia ocasionar elevação das despesas das seguradoras e, também, dos custos para todos os demais segurados. “No seguro o uso do código genético ainda é uma questão teórica. O Projeto Genoma Humano detectou centenas de doenças relacionadas a milhares de genes humanos, discussões de conteúdo ético estabeleceram-se no mundo todo e as dúvidas ainda persistem, mas é inegável que há vantagens em se saber antecipadamente quais doenças podem ou não manifestar-se no futuro.” afirma Dilmo Bantim.
O acadêmico ainda ressalta que o debate deve levantar a questão do direito à privacidade, mesmo que o foco do mapeamento genético seja entender as origens de alguns males para tratamento ou cura. Segundo Bantim, o uso do mapeamento genético como ferramenta é uma questão que estará na pauta das exposições do Café com Seguro em Porto Alegre.
O acadêmico Edmur de Almeida, diretor de relacionamento com o segmento de seguros gerais, coordenador da cátedra de seguro de danos: riscos financeiros e o acadêmico Dilmo Bantim Moreira coordenador da cátedra seguro de pessoas e diretor de relacionamento com o segmento de previdência privada e de seguros de pessoas são os responsáveis pela organização dos trabalhos.
Edmur de Almeida ressaltou a importância do debate: “Esse assunto é palpitante e tem potencial para alterar muitos paradigmas. A Academia Nacional de Seguros e Previdência – ANSP, leva ao mercado de seguros este interessante tema, para juntos explorarmos seus caminhos.”

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock