Ultima atualização 25 de outubro

Jovens com diabetes encaram expedição no Everest

Os aventureiros do Rio Grande do Sul têm suas condições de saúde monitoradas à distância

Na última quarta-feira, dia 23 de outubro, os jovens Leticia Socoloski (21 anos), Viviane Tasch Alano (26 anos), Tomas da Silva Boreira (20 anos) e Rodrigo Ferreira (31 anos) iniciaram a expedição na maior montanha do mundo. Rumo ao acampamento-base do Everest a 5.350 metrosde altitude, os aventureiros já subiram 2.520 metros e preparam-se para nesta sexta-feira, dia 25, subir árduos 800 metros– uma área de maior nível de dificuldade. Os quatro maratonistas diabéticos estão sendo monitorados com ferramentas de e-Health, por uma equipe multidisciplinar da AxisMed, 24h por dia.
“Quero ser um exemplo para os diabéticos. Acho que o mais difícil será encarar o fuso horário de nove horas e a aplicação de insulina. Estaremos em um lugar onde o frio é intenso e isso altera o metabolismo, bem como o esforço físico. Lidamos todos os dias com a regulação de dosagem de medicamento e é preciso ficar muito atento, principalmente agora que estaremos em condições atípicas e muito longe de casa”, explicou antes de embarcar. “Corremos risco de sofrer hipoglicemia ou hiperglicemia, precisamos tomar cuidado para não chegar a este ponto. Faço contagem de carboidratos toda vez antes de comer. Preciso medir a glicose várias vezes por dia. É muito bom poder participar de um projeto como esse e saber que estou amparada mesmo estando do outro lado do mundo”, acrescentou Letícia.
O serviço de monitoramento é composto por uma tecnologia cloud e utiliza uma plataforma multicanal de voz, mensagens, web e aplicativo de smartphone, que permite aos profissionais da área médica da AxisMed realizarem um acompanhamento da condição de saúde desses jovens a partir do centro de operações da empresa no Brasil.
“A questão do oxigênio também cria alteração metabólica. O fato de ter menos oxigênio na montanha vai alterar a forma como a glicose se liga à hemoglobina, na forma como nosso organismo irá absorver a glicose e a insulina. Isso é novo para nós. Também não conhecemos a comida do lugar. Será um grande desafio”, complementa Rodrigo.
Diariamente, os alpinistas também contam detalhes da missão no blog www.diabeticoseneleverest.com e na página do Facebook www.facebook.com/diabeticosnoeverest.

A.C.
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO