Ultima atualização 07 de maio

Rossi apresenta suas prioridades para o mercado

Em coletiva de imprensa realizada em Brasília, o presidente da CNseg falou sobre sua expectativa para os próximos 3 anos

Um mundo de oportunidades está aberto para as seguradoras e resseguradoras que operam no Brasil. O setor representa hoje quase 6% do PIB, com reservas de R$ 500 milhões em 2012. Assim, Marco Antonio Rossi, presidente eleito da CNseg e da Bradesco Seguros abriu seu discurso aos jornalistas, em Brasília.

Antes tínhamos apenas dois tipos de seguros mais conhecidos: automóvel e o seguro saúde. Em 20 anos, houve uma transformação e hoje o seguro está mais presente na vida das pessoas. Vida cresceu, saúde se tornou objeto de desejo; previdência privada passou a ser compreendida e se transformou em ponto de destaque e objeto de desejo. Outros produtos, como residencial, garantia e RC estão mais presentes na vida do brasileiro.

Este desenvolvimento é fruto da atuação das empresas do setor junto ao Governo, além de sua capacidade para entender e atender as necessidades dos brasileiros. O crescimento econômico do País foi fundamental para o aumento do faturamento do setor. “50 milhões de pessoas passaram a contar com algum bem para proteger”, lembrou Rossi.

Olhando os números, o mercado ainda está muito distante em termos de consumo de seguros: somos o 15o. colocado no ranking mundial. O consumo ainda esta aquém de suas possibilidades. As seguradoras atuam onde o Estado nao tem condições de fazer uma cobertura total, agindo de forma complementar. “É impossível pensarmos no Estado oferecendo uma previdência completa, por exemplo”, comentou Rossi.

Planejamento

A expectativa do novo presidente é continuar na rota de massificacao dos seguros. Confederação, federações e empresas trabalham para mostrar que o seguro é simples em sua origem. “Procuramos maneiras para o seguro chegar de forma simples, com contratos mais compreensivos, para que a população em geral entenda o mercado e o que está comprando. Temos que aumentar o índice de compra de seguros na população brasileira”.

Um dos objetivos é implantar relacionamento com o Poder Público para mostrar que o seguro, além de proteger, é um instrumento importante de longo prazo com capacidade para investir em projetos que sejam interessantes e rentáveis, com carteiras de investimentos importantes para atuar no desenvolvimento do país.

As seguradoras estão conversando com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann e, para ampliar a  penetração do seguro de garantia para grandes obras, que hoje está entre 5% e 10% e que poderá chegar a 30%. As conversas estão avançadas e a medida poderá ser aprovado por resolução, mas ainda não há definição neste sentido. A diretora executiva da CNseg, Solange Beatriz,  destacou que agora o Governo acredita que o mercado possa ocupar um espaço que antes estava vago, para obras públicas e de grandes obras e deve espraiar para todo o setor. “30% é o percentual  que o mercado tem condições de absorver”, informou Solange.

Sobre a atuação do setor, Rossi enumerou que mais de 100 mil pessoas trabalham diretamente com seguros (40 mil funcionários e 60 mil corretores). Em 2012, foram pagos mais de 1 bilhão de procedimentos médicos realizados; 500 mil brasileiros nasceram no sistema de saúde suplementar. Os principais hospitais do Brasil também são cobertos e fazem parte do sistema privado. “Em vida, pagamos cerca de 500 milseguros de vidano ano passado”.

Rossi falou também sobre os produtos novos que podem incrementar o faturamento do mercado e a proteção da sociedade, como o seguro de automovel popular que, ele acredita, pode sair ainda este ano, e o VGBL Saúde.

Um ponto foi que as seguradoras mudaram a forma de comunicar o seguro. Isso acaba construindo uma geração nova que passa a encarar o seguro de forma mais bem humorada. O desafio é encarar a rota de mostrar o seguro de forma diferente, colaborando com a Escola Nacional de Seguros para capacitar os profissionais que atuam neste setor e trabalhar as forças comerciais para esclarecerem as dúvidas da população.

A entrada de Guilherme Afif no ministério das Micro e Pequenas Empresas pode ser positivo para o mercado e Rossi espera poder interagir com ele, pois ele é profundo conhecedor do mercado e as PMEs sao o foco de atuação do mercado, porque muitas delas passam a ser consumidoras de seguro quando os empresários entram para a legalidade.

“Nós nao queremos ser amados, queremos ser compreendidos”, afirmou Rossi sobre a posição que as seguradoras esperam do Governo.

Sobre o interesse de empresas internacionais no mercado brasileiro, Rossi acredita que ainda irão chegar novas operadoras, considerando que nossa economia ainda está em desenvolvimento e temos uma demanda reprimida por seguro significativa. “Enquanto houver capital e escala, geraremos interesse internacional”. Como exemplo, ele citou o IPO da Brasil Seguridade, que foi uma das maiores operações já realizadas pela Bolsa brasileira.

Kelly Lubiato, de Brasília

Revista Apólice

 

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock