Os avanços tecnológicos, cada vez mais frequentes, geram uma mudança de comportamento: as pessoas já gastam boa parte do seu tempo conectadas à internet e a vêem como ótima alternativa para resolver, da forma mais prática possível, os seus problemas. Como exemplos, compras, transações bancárias e declaração do imposto de renda hoje já podem ser feitas online.
Este cenário torna-se mais comum a cada dia e novos tipos de transações serão feitas online em breve. Com isso, a demanda por certificação digital cresce a cada dia e será cada vez mais necessária, abrindo um leque maior de possibilidades. “A certificação digital é a identidade da pessoa na internet”, explicou Rodrigo Paiva, diretor de e-commerce e gestão de marcas da Rede ICP Seguros, em palestra promovida pela APTS nesta quarta-feira, 16 de janeiro (foto).
Segundo ele, atualmente existem por volta de 6 milhões de certificados digitais ativos no Brasil e já foram emitidos mais de 20 milhões – lembrando que o certificado é renovável. Paiva observou que hoje a demanda é muito focada em pessoas de alta renda, como empresários, médicos, advogados etc, pois o governo brasileiro já exige a certificação digital de quem declara ter renda igual ou superior a R$ 10 milhões por ano. Porém, o governo sinaliza que, em breve, possivelmente todas as declarações de renda deverão ser certificadas digitalmente, aumentando a demanda por certificação digital.
“Os corretores que participam da Rede ICP Seguros já somam cerca de 200 mil transações online por ano e este número cresce 20% por ano”, comentou o diretor. De acordo com ele, são várias as vantagens para o corretor que tem uma AR – autoridade de registro: ele poderá receber clientes novos em sua corretora, pois quem compra um certificado digital precisa ir, em algum momento, pessoalmente emiti-lo. Além disso, ele também pode oferecer o certificado à sua carteira de clientes já formada. “Neste modelo de negócios, a parte burocrática é toda feita online, sem eliminar o contato que o corretor tem com o cliente”, reitera Paiva. Até agora, diz o executivo, uma pesquisa realizada pela Rede ICP Seguros indicou que o
s corretores que atuam com certificação digital tiveram aumento de 25% no faturamento em seguros devido à nova atividade.
Estudo de mercado
Uma das novidades para 2013 é a análise de mercado das regiões brasileiras. A Rede ICP Seguros promoveu pesquisas em cada região brasileira relacionando seguros com certificado digital para verificar o potencial de mercado para cada uma dessas atividades. Esses estudos serão divulgados para os corretores da rede, de acordo com sua região, a partir de fevereiro. “Eles terão informações que os concorrentes, que não fazem parte da rede, não têm. Com isso o corretor saberá se o mercado da região é atraente, o número de clientes em potencial, entre outros, e poderá montar uma estratégia de atuação”, garante Paiva.
Jamille Niero /Revista Apólice