
A Capemisa e o Projeto Candelária promoveram ontem, dia 9 de dezembro, na Catedral da Sé/SP e dia 20 de dezembro, às 18h30m, na Igreja da Candelária/RJ, o Concerto de Natal com uma surpresa para o público: o lançamento do CD “Saudades do Brasil” e do DVD intitulado “New Netherlands Orquestra”, ambos inéditos. O DVD foi gravado pelo selo Aureus Records no ano passado na Europa, durante o concerto inaugural da Orquestra Holandesa “New Netherlands Orquestra”.
Dirigido pelo Maestro Laércio Diniz, o Concerto de Natal, com a Orquestra Filarmônica do Brasil (FIBRA), promete encantar o público com um programa que reúne clássicos de Tchaikowsky como o Balé “Quebra Nozes” – Danse de la Fée – Dragée, e clássicos contemporâneos, a exemplo do “O cio da terra” de Milton Nascimento e Chico Buarque (arranjo de Dadá Malheiros) e “Suite Saudades do Brasil” de Darius Milhaud, passando por canções natalinas, como Então é Natal (John Lennon e Yoko Ono – Happy Xmas – War is Over) e Noite Feliz (com arranjo de Glaucio Zangheri), além das canções do “CD Saudades do Brasil”, como “Corcovado” e “Botafogo”.
Também conta com a participação especial do Coral do Lar Fabiano de Cristo – Doce Harmonia e um tributo especial ao ícone americano Frank Sinatra, interpretado pela vigorosa voz do cantor Delphis Fonseca. O comunicólogo e locutor pinçou as maravilhosas: “Strangers In The Night” e “Fly Me To The Moon”, entre outras.
Em atividade há três anos, a Orquestra Filarmônica do Brasil é formada por músicos de renome e com sólida posição em suas carreiras e vem conquistando público e crítica com apresentações memoráveis.
ORQUESTRA FILARMÔNICA DO BRASIL – FIBRA
MAESTRO LAÉRCIO SINHORELLI DINIZ
L. V. Beethoven: Sinfonia n 8 – Allegro scherzando
P. I. Tchaikowsky: do Balé “Quebra Nozes” Danse de la Fée – Dragée
P. I. Tchaikowsky: Valsa do Balé “Bela Adormecida”
Darius Milhaud: Suite “Saudades do Brasil”
Ouverture
Botafogo
Corcovado
J.S. Bach: Suite Orquestral numero 2
Polonaise
Minuet
Badinerie
Flauta: James Strauss
Tributo a Frank Sinatra:
Let Me Try Again
Strangers In The Night (Arranjo: Dada Malheiros)
My Way
Fly Me To The Moon
White Christmas
Voz: Delphis da Fonseca
Milton Nascimento/Chico Buarque: “O cio da terra” (Arranjo: Dadá Malheiros)
Canções Natalinas
Então é Natal (John Lennon/Yoko Ono- Happy Xmas-War ist Over)
Versão em português de Claudio rabello (Arranjo: Glaucio Zangheri)
Noite Feliz (Arranjo: Glaucio Zangheri)
Participação Especial:
Rio de Janeiro:
Grupo Coral do Lar Fabiano de Cristo – Doce Harmonia
Maestrina preparadora do coro: Idenilsa Souza de Freitas
São Paulo:
Grupo Coral do Lar Fabiano de Cristo – Flores de Fabiano
Maestrina preparadora do coro: Valéria Raposo
Orquestra Filarmônica do Brasil (FIBRA)
Uma das mais novas orquestras criadas em território nacional, a Orquestra Filarmônica do Brasil – carinhosamente apelidada de FIBRA pelos seus fundadores e músicos – tem como meta integrar o Brasil por meio da música.
A integração existe já no cerne da orquestra que tem o seu quadro artístico formado por músicos de sólida reputação no mercado musical, atuantes nas principais orquestras do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Fundada pelo conceituado maestro Laércio Sinhorelli Diniz, que também é seu regente titular e diretor artístico, a FIBRA estreou em grande estilo no dia 26 de abril de 2010 com enorme sucesso na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, com a série de concertos CAPEMISA.
Laércio Sinhorelli Diniz
“Conducted by LaércioDiniz, were at their best here” (The New York Times 26/05/2008)
É assim que o carioca filho de pai pernambucano Laércio Diniz começava a sua carreira internacional, regendo a BachianaChamberOrchestra, em um concerto no Carnegie Hall em Nova York, e, um ano depois, regendo o pianista David Brubeck, no Lincoln Center em Nova York.
Em 2010 Cria a Orquestra Filarmônica do Brasil “FIBRA” no Rio de Janeiro e em 2011 assume a regência da orquestra holandesa New NetherlandsOrchestra.
Nascido no Rio de Janeiro, estudou violino com Erich Lehninger como bolsista na Universidade do Rio de Janeiro. Venceu dois concursos de violino “Jovens Solistas” e em 1987 ganhou bolsa de estudos para a Alemanha pelo DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), ingressando na Escola Superior de Musica de Colônia sob a orientação de IngeborgScheerer, SaschkoGawriloff (Spalla da Filarmônica de Berlin) e Susanne Rabenschlag, estudando música de câmara com o quarteto “Amadeus”.
De volta ao Brasil, em 1995 ingressou como chefe de naipe da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo.
No Brasil fundou o quarteto de cordas AUREUS (3 Cds gravados) e a Orquestra de Câmara Engenho Barroco, da qual também é Spalla e diretor artístico (4 Cds gravados). Realizou concertos na Alemanha e na América do Sul com estes grupos.
Foi professor de violino dos mais importantes festivais internacionais de música no Brasil e professor de violino da Faculdade FMU.
Em 2005 inicia sua carreira como Regente, tendo como mestres os Maestros Roberto Tibiriçá e IsaakKarabchewsky. Foi Maestro e Diretor Artístico da “Orquestra do Pateo do Colégio” e é maestro convidado de vários festivais internacionais de música no Brasil.
Com a BachianaChamberOrchester regeu nas mais importantes salas de concertos do Brasil.
A partir de 2011 passa a ser patrocinado pela seguradora CAPEMISA através do projeto “Maestro CAPEMISA”, realizando vários concertos durante todo o ano, regendo como convidado diversas orquestras por todo o Brasil e também realizando palestras e representando um dos maiores projetos sociais do Brasil reconhecidos pela UNESCO: o “Lar Fabiano de Cristo”. Após o enorme sucesso do público e crítica em 2011, o projeto “Maestro CAPEMISA” ganhou o subtítulo “A viagem de Villa Lobos” no intuito de levar o nome do nosso compositor mais expressivo as salas de concerto de todo o mundo.
Em Junho de 2012 gravou na Lituânia com a “LithuanianNational Symphony Orchestra (LNSO)” O CD “Saudades do Brasil” com obras de Villa Lobos, Milhaud e FlorentSchmit.
Delphis Fonseca
Comunicólogo, Delphis trabalha em Rádios e TVs como locutor e apresentador desde 1984. Sua voz é marca em diversas rádios de São Paulo como Antena 1, Gazeta AM, Transamérica, Cidade (atual Rádio Sucesso); Nativa, Rádio Bandeirantes AM (comandando os Programas Espaço Aberto e Ciranda da Cidade).
Apresentou diversos telejornais na Rede Bandeirantes de Televisão como: Jornal Bandeirantes; Jornal de São Paulo; Acontece; Jornal da Noite.
Delphis ministra aulas e treinamentos na área de comunicação desde 1990. É professor elaborador do conteúdo programático do primeiro curso profissionalizante do Brasil em Apresentação para TV, no SENAC – São Paulo, onde ministra diversos cursos de comunicação, inclusive os cursos de desenvolvimento pessoal e profissional da linha Auto Foco, para profissionais de diversas áreas. Há oito anos é narrador do programa Olhar Digital, na Rede TV!.
Além da área de comunicação, Delphis sempre levou a música, paralelamente em sua vida, como paixão. Teve um grupo de música popular, onde interpretava sucessos de artistas como Roberto Carlos, Lulu Santos, Legião Urbana, Cazuza, Milton Nascimento, entre outros.
Amante de blues, jazz e rock’n roll, no início desse ano montou um repertório com sucessos de grandes ícones da música internacional, como Elvis Presley, Frank Sinatra e Nat King Cole. Concomitantemente à sua carreira de comunicador, Delphis tem se apresentado em ocasiões especiais pelo Brasil.
CD “New Netherlands Orchestra”.
Em 2011, o Maestro da Orquestra Filarmônica do Brasil Laércio Diniz foi convidado para ser o maestro e diretor artístico da recém criada orquestra Holandesa “New Netherlands Orchestra”, formada a partir de músicos da Orquestra Filarmônica da Radio Holandesa. Ao assumir a direção da orquestra, o maestro tomou como principal direcionamento artístico os laços culturais entre Brasil e Holanda tendo como base o período histórico em que os Holandeses estiveram no Brasil, na região de Pernambuco.
A criação da “New Netherlands Orchestra” a cargo de Laércio Diniz tem como objetivo, além da musica de excelente qualidade e altíssimo nível técnico, germinar, através da emoção, a semente histórica de Pernambuco, reavivando e fortalecendo os laços culturais e históricos e levando este movimento cultural com propriedade e altíssimo nível artístico as melhores salas de concerto do mundo.
CD “Saudades do Brasil”
Gravado na Lituânia
Orquestra: Lithuanian National Symphony Orchestra
Maestro: Laércio Diniz
Solista: James Strauss
Programa:
Darius Milhaud: Suite “Saudades do Brasil”
Florent Schmitt: Suite para flauta e orquestra
Flauta: James Strauss
Heitor Villa Lobos: “O trenzinho do Caipira “ da Bachiana n 2
Discurso de Villa Lobos 1951
G.F.
Revista Apólice