Ultima atualização 05 de dezembro

Parcerias com ONGs e associações comerciais são boas formas de distribuir microsseguros

A parceria com ONGs, associações comerciais (ou de moradores) e instituições de microcrédito são boas formas de distribuir microsseguros em comunidades, uma vez que é mais difícil para corretores que não conhecem a comunidade entrar em contato com os potenciais consumidores destes locais. No Rio de Janeiro, por exemplo, a dificuldade está em conquistar a confiança dos moradores, resistentes a oportunismos surgidos com a pacificação de diversas comunidades.

Uma parceria que deu certo é da corretora Segna com a ACENAPE (Associação Comercial e Empresarial do Novo Alemão e Penha). Há aproximadamente 2 anos, os sócios Alexandre Papandréa e Silvio Guedes iniciaram um projeto de responsabilidade social junto à comunidade do Complexo do Alemão e Penha – população estimada, hoje, em 650 mil pessoas. A ACENAPE é uma instituição associativa e representativa dos comerciantes, empresários e micro-empreendedores das comunidades que compõem estes dois complexos, sendo reconhecida pela Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Rio de Janeiro (FACERJ) e pela Confederação Nacional das Associações Comerciais e Empresarias do Brasil (CACB).

O projeto consiste em oferecer aos associados planos de benefícios em duas modalidades. A primeira inclui seguro de acidentes pessoais com assistência 24h, plano odontológico, consultoria jurídica e contábil (ao custo de R$ 40 mensais) e a segunda dá direito ao mesmo pacote, exceto o plano odontológico (pelo custo de R$ 25 mensais). “Este é só o início de muito outros produtos que serão comercializados através da associação”, comenta o sócio e diretor da Segna, Alexandre Papandréa. Os seguros (acoplados aos outros benefícios) são ofertados pelas seguradoras Mapfre e Zurich e o plano odontológico pela PrimaVida. “O grande trunfo deste projeto se dá na importância da associação comercial para aquela população”, aponta.

De acordo com ele, a grande motivação do projeto foi a percepção de que naquela região existia inúmeras oportunidades e possibilidades para contribuir em uma mudança social, oferecendo seguros com coberturas de acordo com aquela população e de uma forma que todos pudessem ter acesso.

Papandréa conta que o projeto recebe apoio de instituições como o SEBRAE (Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário), além da prefeitura do Rio de Janeiro, Governo Estadual, SETUR (Secretaria de Turismo), dentre outros.

A ACENAPE será o principal canal de distribuição destes seguros, uma vez que, segundo o diretor, a entidade tem obtido reconhecimento bastante expressivo dentro do planejado. A Segna está capacitando novos consultores de seguros para continuar a divulgação da ACENAPE e, consequentemente, a venda massificada dos seguros naquela região.

“O importante é realizarmos uma mudança social, capacitando o máximo de cidadãos possível, mas que por algum motivo não tiveram uma oportunidade até o presente momento”.

Associação com uma ONG que opera microcrédito foi uma estratégia de distribuição semelhante que deu certo para a Mongeral Aegon. A seguradora lançou uma linha de seguros populares (o “Minha Família”) em parceria com a FINSOL, ONG operadora de microcrédito com atuaçãoem todo o Nordeste. Oproduto, disponível desde janeiro, foi desenvolvido para atender famílias de micro-empreendedores que não possuem fácil acesso a linhas de créditoe seguros em400 cidades de quatro estados brasileiros onde a FINSOL está presente: Pernambuco, Maranhão, Piauí e Ceará. Somente no mês de outubro foram vendidos mais de 5 mil planos. A expectativa até o fim de 2012 é atingir o equivalente a 80% da operação mensal de microcrédito, o que representa uma média de 8 mil clientes individuais.

“A estratégia é expandir para toda a região Nordeste e para outros municípios do Brasil”, destaca o superintendente de marketing da Mongeral Aegon, Leonardo Lourenço.

Confira a reportagem completa na edição de novembro (169)

Jamille Niero / Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock