Amanhã (27), a Fundación Mapfre, em parceria com o Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (USP), realiza, em São Paulo, encontro que tem como tema “Oportunidades e desafios na expansão da oferta e no uso da energia – recursos, tecnologia e gestão”.
O tema é pertinente, já que o abastecimento energético no Brasil e no mundo encontra-se em uma encruzilhada: se por um lado a demanda tende a crescer, por outro a satisfação do crescimento dessa demanda sob a utilização maciça de combustíveis fósseis já não é mais possível, seja pelas restrições biofísicas, ou pelas restrições ambientais.
Por este motivo, faz-se necessário um maior conhecimento sobre as fontes não convencionais, renováveis e não renováveis, uma maior eficiência na produção e uso da energia, bem como novas e mais racionais maneiras de utilizar e gerir as redes de distribuição de energia elétrica, ampliando seu controle, qualidade e desempenho.
Para tratar destes assuntos estratégicos, o seminário contará com a presença de aproximadamente 150 pessoas entre executivos e profissionais do segmento, acadêmicos, técnicos governamentais, autoridades e profissionais do terceiro setor. Além disso, o encontro terá a participação de um convidado internacional, que abordará o tema “Biodigestão de resíduos sólidos para a produção de energia”. Trata-se de Hans Bjork, PhD e Diretor de Recuperação de Resíduos na Universidade de Borås, na Suécia.
Para a diretora da delegação Fundación Mapfre no Brasil, Fátima Lima, as características de nossa matriz energética e nossa variada oferta de recursos colocam nosso país em condições para buscar a vanguarda na produção de conhecimento e no emprego de novas fontes energéticas, bem como seus métodos de gestão. “Para que alcancemos este cenário, iniciativas como esta, que fazem parte do eixo de atuação de Prevenção, Saúde e Meio Ambiente da Fundación MAPFRE, são de extrema importância, já que fomentam o debate, a troca de experiência e a busca pela superação”, conclui a executiva.
G.F.
Revista Apólice