A Central Nacional Unimed acaba de adquirir as soluções de Customer Analytics for Helth Insurance do SAS, empresa especializada em soluções e serviços de inteligência analítica, com o objetivo de automatizar os processos operacionais das áreas atuarial, comercial e de alguns índices de desempenho institucionais da entidade. Além do ganho em performance, a empresa espera, no futuro, implementar um programa de medicina preventiva.
A aquisição foi motivada pela falta de flexibilidade da ferramenta utilizada até então, que não permitia automatizar os cerca de 60 relatórios gerenciais que a área faz mensalmente. “A solução SAS agilizará a extração de listagens, como por exemplo, faixa etária dos clientes, grau de dependência e frequência de utilização dos planos. Também queremos automatizar alguns controles e índices de desempenho estratégico, como sinistralidade, quantidade de usuários, sinistralidade por ocorrência e níveis de sobras. Isso nos dará mais tempo para investir em funções estratégicas e analíticas”, afirma Eduardo de Souza Schuch, consultor atuarial da Central Nacional Unimed.
O executivo espera ainda, no longo prazo, utilizar o poder analítico da solução SAS para entender melhor o comportamento de seus clientes. “Espero implementar campanhas de medicina preventiva com base no cruzamento de dados dos pacientes e de utilização para identificar previamente possíveis usuários com predisposição a doenças crônicas. Por exemplo, clientes de determinada faixa etária que estejam repetindo exames de glicose podem estar com doenças cardíacas e poderemos entrar em contato com eles indicando médicos próximos” afirma Schuch.
J.N.
Revista Apólice