Ultima atualização 04 de abril

DPVAT indeniza 366 mil vítimas de trânsito em 2011

O seguro DPVAT indenizou 366 mil vítimas de trânsito em 2011, sendo 16% por morte, 65% por invalidez permanente e 19% por DAMS (despesas médicas e hospitalares). Desse número, 77% das indenizações foram pagas a homens, sendo 22,49% pertencentes à faixa etária de 25 a 34 anos. A projeção é que para este ano sejam pagas 463 mil de indenizações. Essas informações foram passadas durante o workshop para jornalistas “Seguro DPVAT, um direito do cidadão”, realizado pela Seguradora Líder – DPVAT, nesta terça-feira (3), em São Paulo.
Ricardo Xavier (foto), diretor-presidente da seguradora, afirmou que o seguro passou por muitas modificações desde a sua criação (1974). Entre elas, introduzidas pela Lei Nº 11.482/07, estão valores de indenizações em reais (R$) – ratificação; prazo para pagamento ampliado de 15 para 30 dias (atraso sujeito a juros e correção); pagamento da indenização baseado no valor vigente na data do acidente; pagamento em conta poupança – inclusão de cônjuge e herdeiros dividindo a indenização por morte – Art. 792 Código Civil. “Antigamente o pagamento tinha que ser feito em cheque e havia um grande número de desvios e de atravessadores que o pegavam e faziam endosso. Atualmente nós só pagamento em conta corrente ou conta poupança, caso a pessoa não tenha conta, nós abrimos uma conta para ela, sem nenhum custo”, afirma Xavier. O presidente destacou que outra importante mudança no formato da apólice foi o pagamento 100% a pessoas físicas. Em 2008, ele relembrou que 96% das indenizações foram desviadas a clínicas e hospitais.
Atualmente o Modelo de Gestão e Operação do Seguro DPVAT é formado por 73 seguradoras consorciadas. “Caso o seguro DPVAT venha a entrar em colapso um dia, por alguma questão, as 73 seguradoras irão garantir a indenização”, completa Xavier.
Os recursos do DPVAT têm como destinação obrigatória 45% para o SUS e 5% para o DENATRAN. O restante é destinado a reservas técnicas. “Nós temos hoje três bilhões de reais em reservas técnicas. Todo o resultado financeiro dessa aplicação se mantém na reserva e ela é controlada pela Susep”, pontua o presidente.
Segundo o presidente da Seguradora Líder-DPVAT, o seguro ainda sofre com a inadimplência. Uma média de 27% dos veículos em circulação não pagaram o seguro DPVAT no ano passado. “Nós estamos negociando com o Governo, e se tudo der certo será implementado no ano que vem, o parcelamento do plano do seguro. Muitos estados dividem o IPVA, mas o DPVAT não podemos, devido à lei”.

Gabriela Ferigato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO