Ultima atualização 06 de março

Evento destaca a importância da certificação de autopeças

A partir de 1º de janeiro de 2013 passará a ser obrigatória a certificação para as autopeças de reposição de veículos vendidas no Brasil. O órgão responsável pela avaliação será o Instituto da Qualidade Automotiva – IQA, que é certificado pelo Inmetro.
De acordo com o Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), que reúne as entidades que representam o setor da reposição automotiva (Sindipeças, Andap/Sicap, Sincopeças-SP e Sindirepa-SP), o maior desafio já foi vencido, com a elaboração da portaria que determina a obrigatoriedade da certificação. Fazem parte da lista de peças que devem ser certificadas: amortecedores de suspensão; bombas elétricas de combustível para motores do ciclo Otto; buzinas ou equipamentos similares utilizados em veículos rodoviários automotores; pistões de liga leve de alumínio; pinos e anéis de trava (retenção); anéis de pistão; bronzinas; lâmpadas para veículos automotivos.
Com a certificação em vigor, as peças terão o selo do Inmetro e o consumidor ainda poderá consultar na internet as fabricantes certificadas. Os pontos do varejo terão até 2014 para vender as peças com o selo.
A certificação deverá inibir o comércio de peças de procedência duvidosa, que podem colocar em risco a vida de motoristas. Para conscientizar toda a cadeia envolvida na fabricação de autopeças, distribuição e venda no varejo, as entidades do setor destacarão esse tema durante a 3ª Automec Pesados & Comerciais Feira Internacional Especializada em Peças, Equipamentos e Serviços para Veículos Pesados e Comerciais.
“Agora é o momento de levar a informação ao varejo e às oficinas para que fiquem atentos e não comercializem os produtos relacionados sem o selo do Inmetro após os prazos estipulados”, explica Antônio Carlos Bento, coordenador do GMA, responsável pelo Programa Caminhão 100%, e vice-presidente do Sindipeças.
A 3ª Automec Pesados & Comerciais acontece de 10 a 14 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Os visitantes poderão conferir os lançamentos e oportunidades de negócios e as últimas novidades da indústria de Autopeças para Veículos Pesados, Equipamentos de Manutenção, Acessórios e Tuning, distribuidores, fornecedores, equipamentos de segurança, Logística; Reparação e Manutenção, Distribuidoras de Petróleo e Derivados, entre outros.
Mais informações pelo site www.automecpesados.com.br.

Revista Apólice notícias sobre seguro de vida você também encontra aqui!

G.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock