Ampliar a oferta de informação, interatividade e autosserviço nas seguradoras para atender a uma nova geração de consumidores – a chamada geração Y -, cada vez mais familiarizada com as novas tecnologias e o ambiente web. Desenvolver novos canais de comunicação e criar produtos de seguro com valor adequado ao bolso da nova classe C brasileira. Esses dois grandes desafios do mercado segurador brasileiro estarão em debate no Insurance Service Meeting 2012, evento que será promovido pela CNseg, nos dias 16 e 17 de março, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.
Em sua 6ª edição, o evento vai reunir cerca de 300 profissionais e especialistas dos setores de seguro e tecnologia da informação. O objetivo é estimular o mercado segurador brasileiro a investir em soluções de tecnologia eficazes para o aprimoramento das operações de seguro e do diálogo das seguradoras com os consumidores, especialmente os da geração Y e da nova classe C.
“Para se relacionar com esses consumidores, as seguradoras devem estar presentes obrigatoriamente nos meios eletrônicos. Muitas companhias já oferecem alguns serviços via internet, mas é preciso ampliar este leque e torná-los acessíveis via celular, SMS e redes sociais”, diz o superintendente de Regulação da CNseg, Alexandre Leal.
O aumento da renda e a facilidade de acesso às novas tecnologias formam um cenário propício para que novos consumidores contratem seguros para seus bens de valor. “O mercado segurador precisa estar atento a essa nova demanda, a fim de facilitar os processos de contratação das apólices e fidelizar o cliente. A tecnologia é essencial para aperfeiçoar a comunicação entre o segurado e o segurador”, afirma Leal.
O desenvolvimento do microsseguro no Brasil – sua regulamentação é discutida no âmbito da Susep-, por exemplo, é uma das alternativas que permitirá às seguradoras ampliar a oferta de produtos de seguro voltados para as famílias de baixa renda. Um estudo encomendado pela CNseg – realizado pelo Cenfri (Centro para Regulação e Inclusão Financeira) e divulgado em 2011 – aponta que o mercado-alvo de microsseguros no Brasil é de aproximadamente 128 milhões de pessoas.
O Insurance Service Meeting 2012 contará com a participação do presidente da FenSeg, Jayme Garfinkel e do presidente da FenaSaúde, Márcio Coriolano.
Mais informações pelo site www.insurancemeeting.org.br.
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