Ultima atualização 29 de fevereiro

Agilizar é a palavra de ordem

A era da documentação em papel parece estar com os dias contados. Ninguém mais se dá ao trabalho de guardar arquivos físicos, preferindo manter os documentos (possíveis) em Hard Disks ou, agora, nas “nuvens”.
Mais do que uma falácia de marketing, estar próximo ao corretor e ao consumidor é uma necessidade imperiosa, que movimenta as seguradoras para buscarem novos caminhos identificados com o perfil da empresa.
A tecnologia está sempre aliada à imagem de inovação. Ela é capaz de agregar novos valores ao relacionamento com o consumidor. “Procuramos sempre desenvolver meios de manter os clientes que já estão em nossa carteira. Para isso, oferecemos um tratamento cada vez mais personalizado. Isso envolve relacionamento e proximidade, tudo através de sistemas”, conta Maria Celeste Parra, diretora de marketing da Chubb Seguros.
“O mais importante neste momento é investir em tecnologias que agilizem as rotinas operacionais do dia a dia, principalmente na interface entre os corretores e a seguradora, para disponibilizar informações de forma ágil e precisa sobre os processos da companhia, tais como, consultas de apólices, posição sobre sinistros, movimentação de segurados e faturas mensais, pagamentos de prêmios e de comissões, entre outras”, explica Luigi Barcarolo, Manager da Generali responsável pelo marketing.
As modificações nos portais das seguradoras acontecem com frequência e na maioria deles já é possível acessar documentos. De acordo com Ana Lúcia D’Amaral, diretora de TI da Liberty Seguros, as ações da área de TI e Marketing Digital são voltadas para assegurar o sigilo dos dados dos clientes e para oferecer inovações que garantam praticidade e agilidade para o corretor, para quem já é segurado e para novos clientes. Para o segurado, o objetivo é agilizar o atendimento para as ocorrências.
“Podemos destacar que inovamos na busca por um sistema que seja seguro de fato no que diz respeito às informações dos nossos clientes. Por isto investimos na adequação de uma tecnologia certificada por uma entidade como a Verizon. A certificação atesta que as operações da Liberty no país são realizadas com nível máximo de segurança tecnológica”, informa Ana Lúcia. Durante o processo de certificação, foi avaliado todo o conjunto de políticas e práticas de segurança adotadas pela Liberty Seguros em relação a dados e transações. A Verizon fez uma varredura completa nas operações da seguradora. O processo verificou instalações físicas, rede, servidores, procedimentos, sistemas de controle, proteção e monitoramento, cobrindo todos os pontos de vulnerabilidade para a segurança da informação.
A emissão e a entrega de apólices de seguros também passa por atualizações. Na Liberty, por exemplo, desde junho foi implantado um novo modelo de emissão e entrega das apólices. O processo passou a ser totalmente online. Além da cotação e da contratação, que já eram processadas eletronicamente (com exceção para os Produtos de Pessoas), a emissão e a entrega das apólices também passaram a ser digitais.
Segundo Ana, com o novo modelo, o consumidor que optar por receber a versão digital receberá um email com o link que o leva para uma página na qual poderá ter acesso a todo o material de boas-vindas, que inclui manual do segurado, contrato, carteirinhas, livro de serviços e boletos. “O material físico (impresso) só será enviado aos clientes que desejarem”, aponta.

Confira a reportagem completa na última edição da Revista Apólice (159 – Fevereiro)

Kelly Lubiato
Revista Apólice

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