Ultima atualização 16 de novembro

Marsh sinaliza mudança no mercado de energia

O excesso de capacidade e a concorrência entre as seguradoras significa que as condições de compra de seguros de energia continuam favoráveis para as empresas do setor no último trimestre de 2011. Entretanto, segundo o relatório “Energy Market Monitor” da Marsh, alguns segmentos do mercado de seguros de energia têm-se tornado cada vez mais contraditórios, sinalizando uma possível mudança nas condições no próximo ano. “Entramos em um período onde é muito mais difícil interpretar o mercado de seguros de energia. Os fundamentos ainda apontam para um ambiente “soft”, mas a realidade do mercado é muito mais complexa”, diz Jim Pierce, presidente Global da Prática de Energia da Marsh. “Enquanto alguns subscritores estão oferecendo condições favoráveis antes do final do ano, outros estão planejando reduzir sua capacidade em algumas linhas de negócios em 2012, ou já o fizeram em 2011”, completa.
O relatório “Energy Market Monitor” afirma que uma redução na capacidade de seguros de responsabilidade civil para riscos de energia nos EUA teve um impacto negativo nas colocações em excesso a US$ 200 milhões. Por outro lado, o mercado internacional de responsabilidade onshore continua a desafiar as expectativas e permanece flutuante, com reduções de preços ainda possíveis. A Marsh observa uma diferença crescente de posicionamento entre as seguradoras e resseguradoras. As resseguradoras têm adotado uma abordagem mais dura devido às perdas com catástrofes naturais. Como resultado, parte da participação de mercado passou para as seguradoras especialistas em energia, que na sua maioria reconhecem que as empresas de energia sofreram poucas perdas devido às catástrofes naturais em 2011. A empresa prevê que esta tendência continuará em 2012.
“A diferenciação de riscos é crucial neste momento. Alguns subscritores têm demonstrado preocupações em fazer negócios para empresas com as quais não tenham se encontrado pessoalmente, enquanto outros estão colocando um maior controle nas submissões. Nunca antes foi tão imperativo destacar cada risco da melhor maneira, a fim de garantir o melhor resultado”, conclui Pierce.

G.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO