Ultima atualização 10 de outubro

Seguro residencial do Itaú conta com serviços ambientais

Os clientes do Seguro Residencial Itaú terão à disposição serviços ambientais, com destaque para descarte de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e móveis sem uso ou quebrados, incluindo a coleta residencial dos materiais, que serão destinados a descarte ambientalmente correto. Além disso, os segurados poderão contar com assessoria especializada que dará orientações por telefone nas áreas de uso eficiente de energia e de água, reciclagem de lixo, projetos de adaptação de imóveis com conceitos de arquitetura bioclimática. Os serviços estarão disponíveis para novos clientes e segurados que renovarem suas apólices a partir deste mês. O produto continua a incluir a Assistência Residencial 24 Horas, com reparos na residência do segurado.
“É o primeiro produto residencial no mercado a agregar essa grade de serviços, facilitando ao segurado que realmente queira fazer a diferença e tornar a sua residência mais ambientalmente correta”, destaca Ney Ferraz Dias, diretor da Itaú Auto e Residência. “Em que pese existir sempre algum investimento a ser feito, avaliamos também que as orientações trazem benefícios tangíveis ao segurado, pois podem levar a ganhos como redução no valor das contas de água e luz”, afirma o executivo.
E o país tem hoje um ambiente receptivo para esse tipo de serviço. Pesquisa do Ministério do Meio Ambiente revela que 17% dos entrevistados possuem lixo eletrônico guardado em casa, 66% estão dispostos a separar o lixo para reciclagem, 63% pretendem eliminar desperdício de água, 46% reduziriam o consumo de energia elétrica para ajudar o planeta e 59% julgam necessárias mudanças nos hábitos de consumo, transporte e alimentação para evitar problemas ambientais.
“Esses dados mostram que o brasileiro tem a intenção de rever seus hábitos. E tanto a coleta quanto a orientação que oferecemos ajudarão nossos clientes a levar a seu dia a dia atitudes muitas vezes simples que poderão trazer resultados significativos, tanto para o seu cotidiano quanto para o meio ambiente”, ressalta Dias. “Esses novos serviços convidam as pessoas a terem uma atitude diferente.”
Um dos serviços mais importantes será a coleta residencial de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis, que serão levados para descarte ambientalmente correto. Há também aspectos sociais envolvidos nesse descarte: móveis em condições de uso serão encaminhados a instituições e alguns dos materiais coletados irão para núcleos de catadores para reprocessamento.
O cliente da Itaú Auto e Residência poderá agendar a coleta, que será feita na casa do segurado por profissionais identificados. Será emitido um certificado ao cliente, que garante o descarte correto do material.
O material será destinado para reaproveitamento ou reprocessamento, fazendo com que componentes eletrônicos, metais e aço, plásticos, madeira e até espuma de estofamento de sofás sejam reinseridos na cadeia de produção, possibilitando reaproveitamento de material, gerando economia energética e reduzindo a emissão de CO2, na atmosfera. A estimativa é que possam ser reaproveitados até 90% dos componentes descartados. Os resíduos restantes, que não puderem ser reutilizados, serão depositados em aterros adequados e controlados.
E esse direcionamento correto dos materiais descartados é uma necessidade urgente. No Brasil, são produzidas cerca de 260 mil toneladas de lixo dos mais diversos tipos por dia, perfazendo um total de 94 milhões de toneladas por ano, sendo que apenas 11% de todo esse lixo é direcionado para aterros adequados.
A coleta reversa começa por São Paulo e se estende aos municípios num raio de até 100 km da capital paulista, alcançando toda a Região Metropolitana, a Baixada Santista e as cidades até as áreas de Campinas, Sorocaba e São José dos Campos.
Em novembro, o serviço será levado às cidades de Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.
A orientação ambiental será efetuada por profissionais como gestores ambientais, arquitetos e outros com especializações no tema e vai oferecer assessoria ambiental aos clientes do Seguro Residencial Itaú.
Os segurados receberão orientações sobre a redução do consumo de energia, com soluções de iluminação natural e equipamentos mais econômicos, conforme o selo Procel ? do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica.
Para melhor utilização da água, com vistas a reduzir o desperdício desse recurso natural essencial, as informações prestadas passarão, entre outras, por aproveitamento da água da chuva e torneiras e bacias de baixo consumo.
Os consultores ambientais também poderão informar aos segurados o potencial de economia de energia e água, tanto em KW ou metro cúbico, como em reais.
Haverá ainda orientação sobre reciclagem de lixo residencial, em que dúvidas como o que pode ser reciclado, como fazer a separação dos materiais, quais as possibilidades de reaproveitamento e qual o descarte adequado de cada tipo de resíduo serão sanadas.
Por fim, para quem tiver intenção de construir ou reformar imóveis usando conceitos de arquitetura bioclimática, os profissionais da assessoria poderão orientar sobre possibilidades de uso de energias limpas, como solar e eólica, reutilização de água, captação de água da chuva, telhados e cortinas verdes, insolação adequada e iluminação natural. Se for de seu interesse, o segurado terá a indicação de profissionais especializados em projetos ecoeficientes, contando então com desconto de 10% na elaboração e acompanhamento dos projetos.
Os segurados terão desconto de 20% na compra de itens de decoração feitos com material reciclado e reaproveitado na Arte Green, loja de São Paulo especializada nesse tipo de produto.

G.F.
Revista Apólice

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