Ultima atualização 06 de outubro

Debate entre gerações é tema do VI Fórum da Longevidade da Bradesco Seguros

Há 700 milhões de idosos no planeta, ou seja, 10% da população mundial tem mais de 60 anos de idade. Com esses números, a Bradesco Seguros iniciou o VI Fórum da Longevidade, no dia 4 de outubro, no Hotel Unique, São Paulo. O vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Bradesco, Antonio Bornia, abriu o evento, seguido do discurso do presidente da Organização Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, que ressaltou a importância da intergeracionalidade.
Com o tema “Relação intergeracional no trabalho”, a primeira apresentação foi do americano Seth Mattison, consultor da Bridge Work, acompanhado pela consultora Sofia Esteves que, no Brasil, tem se dedicado ao tema. Mattison ressaltou que, em todo o mundo, os conflitos entre gerações são semelhantes. Também afirmou que em algumas empresas quatro diferentes gerações trabalham juntas. O desafio está em harmonizar essas forças de trabalho para gerar inovações, e as diferenças devem ser usadas como oportunidade de aprendizado e diversão.
Sofia apontou que os executivos brasileiros reclamam do imediatismo dos jovens e da arrogância dos mais velhos, o que impede a relação entre eles e é capaz de criar um ambiente melhor de trabalho. Ambos citaram que os jovens querem crescer e se desenvolver dentro das empresas.
O psiquiatra Jairo Bouer, o psicólogo José Carlos Ferrigno e o gerontólogo Alexandre Kalache conduziram o segundo painel do evento. Bouer lembrou que não existe uma resposta única ao conflito de gerações, uma vez que enquanto o jovem tem um leque de informações e não tem foco, os mais velhos estão mais acostumados a se focar em uma coisa de cada vez. Ferrigno citou que há um embaçamento das idades e isso pode ser um caminho para a reaproximação das gerações. “Os velhos podem ensinar histórias de família e valores morais e os jovens podem ensinar atitudes mais compreensivas e liberais frente a questões de caráter moral”.
Durante o evento, foram entregues os Prêmios Longevidade de Jornalismo e Histórias de Vida. O vencedor em mídia eletrônica foi a Rádio CBN, que fez uma série de reportagens sobre como viver bem depois dos 40 anos. Em 2º lugar, ficou a reportagem da TV Bahia, com foco nos “Centenários” e em 3º, a TV Tem, de São José do Rio Preto, com o tema “Economia na Terceira Idade”.
Em mídia impressa, a reportagem “Muitos anos de vida”, do Jornal de Santa Catarina de Blumenau, foi a vencedora, seguida da revista Istoé com o tema “Envelhecer bem” e do Correio Braziliense com “Retratos de um país que não sabe envelhecer”.
Nos prêmios História de Vida, Felipe Leal Barquete, que resgatou a história “Delírios de um cinemaníaco” revelando a vida de um morador de São Carlos que dedica a vida ao cinema, ganhou em 1º lugar. Seguido de Larissa Tsuboi Ogusico, com a saga de uma família japonesa e Regina de Castro Pompeu, com “De repente, 60”, falando da experiência desse novo ato da vida após os 60 anos.
A última apresentação foi da atriz americana, Shirley MacLaine, de 77 anos, vencedora do Oscar por “Laços de ternura” e autora de diversos best-sellers. Ela contou que o terceiro e mais importante ato de sua carreira está começando agora, quando, madura, pode fazer o que quiser e encontrou na meditação uma fórmula segura de se refugiar em si mesma fugindo de coisas, pessoas e situações chatas. Ela mostrou que longevidade é estar sempre em forma com a vida, desfrutando dos melhores momentos e promovendo felicidade ao seu redor.
Lúcio Flávio de Oliveira, presidente da Bradesco Vida e Previdência, encerrou a sexta edição do Fórum da Longevidade, ressaltando o compromisso do presidente do grupo segurador, Marco Antonio Rossi, de manter o debate em torno desse tema que envolve várias ações da empresa, com o anúncio do segundo prêmio Bradesco de Longevidade de jornalismo.

Gabriela Ferigato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO