Ultima atualização 05 de agosto

Usuários já podem adaptar ou migrar planos de saúde antigos

A partir de hoje, os beneficiários que aderiram ao plano de saúde antes de janeiro de 1999 poderão adaptar ou migrar os contratos ? que podem ser individuais/familiares e coletivos. É o que define a Resolução Normativa nº 254, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que entro em vigor nesta quinta-feira (04). Cerca de nove milhões de usuários serão beneficiados. Eles poderão ser encaixados na lei nº 9.656/98, que regula o setor de planos de saúde. A lei abrange apenas os contratos firmados antes de janeiro de 1999.
Com a nova resolução, a ANS pretende incentivar os beneficiários a alterar seus contratos para que se encaixem na regulamentação do setor e tenham acesso a alterações como regras de reajuste, garantia às coberturas mínimas obrigatórias listadas no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde e, posteriormente, utilizem a Portabilidade de Carências.
A adaptação será realizada por meio de um aditivo contratual e a migração é caracterizada pela celebração de um novo plano de saúde dentro da mesma operadora. Na adaptação, a operadora deverá apresentar uma proposta ao beneficiário, com o ajuste do valor a ser pago relativo à ampliação das coberturas. Este ajuste não pode ultrapassar o limite máximo de 20,59%.
Na migração, o consumidor deverá utilizar o Guia de Planos de Saúde, disponível no site da ANS, para checar as opções de planos compatíveis. O preço do plano será equivalente aos planos disponíveis hoje no mercado.

Jamille Niero
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO