Ultima atualização 11 de agosto

Crescimento econômico de Pernambuco gera oportunidades

Pernambuco é um dos estados nordestinos que mais cresce com as oportunidades geradas pelo bom momento econômico brasileiro. E o mercado de seguros da região acompanha essa expansão. Segundo o presidente do Sindseg-N/NE, Mucio Novaes, o crescimento do setor no nordeste chega a ser 50% superior em relação ao mercado nacional. Ou seja, enquanto o País todo registra expansão de 13%, as regiões norte e nordeste alcançam 18% e Pernambuco 14%, observou Novaes durante o I Conseg (Congresso de Seguros), realizado nos dias 4 e 5 de agosto, em Porto de Galinhas (PE).
“Outros estados da região que ainda tinham baixa penetração do seguro estão se recuperando e causando esses percentuais acima do mercado nacional”. O presidente informou que a maior demanda é por seguros de Pessoas, VGBL e automóveis. E a expectativa é que as coberturas patrimoniais e riscos de engenharia também despertem interesse, já que são importantes proteções para grandes investimentos industriais e obras de infraestrutura.
Isso sem esquecer os funcionários, que geram uma demanda por seguros saúde, odontologia e vida. “O crescimento econômico de amanhã provoca o crescimento do seguro um ou dois anos antes”, analisou. Segundo Novaes, apesar de algumas grandes empresas levarem suas próprias corretoras (geralmente do eixo Rio-São Paulo) para fechar as apólices, existe o interesse de pequenas e médias empresas em contratar seguros, o que gera uma boa oportunidade para as corretoras locais.

Oportunidades
A construção do Complexo Industrial Portuário de Suape é o grande responsável pelo desempenho da economia do estado. Segundo Roberto de Abreu, secretário de Desenvolvimento Econômico disse que Pernambuco tem crescido mais que a média nacional. Abreu apresentou diversos projetos de investimentos em infraestrutura em Pernambuco e no Nordeste, somando R$ 30 bilhões. Com o complexo, a previsão é que o Estado se torne um dos mais importantes polos navais do País.
Outra obra de destaque é a ferrovia transnordestina, com 1728 km, que ligará diversas zonas produtoras. Além disso, o governo do Estado tem projetos de interiorização do desenvolvimento. Há também um projeto de construção de uma cidade da Copa, com arena, hotéis, indústrias, centros educacionais e moradias.

Foto: Mucio Novaes, presidente do Sindseg N/NE, Cláudia Cândido Diniz, presidente do Sincor-PE, e Carlos Valle, vice-presidente da Fenacor para o Nordeste (crédito: Divulgação/José Alves)

Jamille Niero
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO