Ultima atualização 11 de agosto

Corretores de Curitiba aprendem sobre planejamento de negócios

O professor da Escola Nacional de Seguros, Maurício Tadeu Morais, esteve em Curitiba na noite de terça-feira (9), onde ministrou a palestra “Guia estratégico para corretores – Planejamento de Negócios”. Com foco no empreendedorismo, o evento apontou conceitos e aplicações para alavancar e manter um bom negócio na área de seguros.
Morais destacou que o mercado está em constantes transformações e atualmente há abundância de ofertas e concorrentes. Os mercados tradicionais passaram a ser globais, o real passou a ser virtual, entre outros fatores determinantes no mundo empresarial. Para se adaptar à gestão estratégica atual, conceitos como flexibilidade e ênfase na informação são fundamentais. Segundo o professor, é preciso integrar estratégia e organização.
Os corretores presentes tiveram a oportunidade de ter suas dúvidas elucidadas em processo de gestão de uma seguradora, que deve envolver missão, crenças e valores. O empreendedorismo exige algumas características particulares, como emancipação (liberdade e independência), moderação, paixão, resultados, êxitos compartilhados com a equipe, determinação, otimismo e responsabilidade. A missão e a visão da empresa devem resultar na intenção estratégica do investidor.
“O crescimento do negócio precisa ser materializado por metas e estratégias”, disse o professor. “O crescimento só é possível se fizermos um plano de negócios”, complementou. E esse plano compreende oito fases: conceito e ideia do negócio, organização e estrutura, marketing estratégico, produtos e serviços, operações, recursos necessários, planejamento econômico e financeiro e proposta de implantação.
Com o tempo, algumas mudanças também foram notadas no comportamento do consumidor. Na contemporaneidade, são menos fiéis, buscam experiências e satisfazer desejos, são bem informados, entre outros fatores.
Para o professor, estão entre os princípios gerais do planejamento o envolvimento administrativo, adaptação organizacional, contabilidade e oportunidade. O corretor precisa ter comprometimento, relacionamento, estratégias, objetivos, resultados, educação contínua e serviços. Empresas de sucesso têm ações planejadas e pensadas e reinventam-se diariamente, com renovação da linha de produtos, utilização de alternativas tecnológicas, entre outras possibilidades. “Precisamos avaliar duas coisas: o que nos ameaça e quais as oportunidades. Identifique as necessidades do cliente para satisfazê-lo”, comentou Maurício, que lembrou a necessidade de trabalhar inovação, operações e pós-venda.
O corretor Edevir Alves dos Santos, sócio da Zeppelin Corretora de Seguros, deu nota 10 à palestra. “Já conhecia o professor Maurício de outros eventos. Foi bem apropriado para o negócio, vamos aplicar o que foi dito. O Sincor-PR deve focar neste tipo de palestra, que enriquece o conhecimento e é fundamental”, afirmou.
A corretora Alana Gonçalves Beletti, da Atos Consultoria e Fatos Corretora de Seguros, também apoiou a iniciativa do Sindicato em realizar palestras. “A gente entra um na palestra e sai outro. A administração é fundamental, se não souber administrar a empresa fecha. A palestra vem enriquecer a atividade de corretor de seguros”, opinou.
Para Edison Sebastião Bertolazo, membro da Diretoria do Sincor-PR, a missão das palestras é capacitar melhor os corretores de seguros. “Elas promovem o aumento do capital intelectual. O objetivo é dar a ideia de empreendedor e fazer com que o corretor tenha um plano de negócios”, disse.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock