Com o crescimento do uso das redes de relacionamento, as empresas cada vez mais investem nas mídias sociais como plataforma de interação e reforço de marca com seu público-alvo. A Allianz Seguros, por exemplo, lançou o game Live Frog, criado pela agência Ogilvy.
A ideia do jogo é controlar um sapo usando as teclas direcionais do computador. O objetivo é atravessar o trânsito intenso da Avenida Marginal Pinheiros, em São Paulo, sem ser atropelado. O aplicativo se inspira na mecânica de um game clássico dos anos 80. O usuário pode fazer isso com imagens do trânsito da Marginal transmitidas ao vivo.
?O game reforça e complementa a nossa estratégia digital, com foco em prevenção de riscos, de forma interativa, divertida, mas também educacional?, explica a superintendente de Marca e de Ações de Relacionamento da Allianz Seguros, Ariane Landim.
Proposta
O internauta recebe um conselho de segurança da Allianz a cada vez que o sapo é atropelado ou passa de fase, chamando atenção de como os acidentes de trânsito podem ser prevenidos. A ação é parte da campanha ?Um Conselho? da Allianz, que visa compartilhar conhecimento, como atitudes simples de pedestres e motoristas que podem prevenir riscos. ?Na vida real, as pessoas correm seus próprios riscos e conhecê-los é a melhor forma de se precaver. Queremos enfatizar a importância da prevenção de acidentes e a grande expertise da Allianz nesse tema?, ressalta Ariane.
Como a dificuldade é menor em determinados horários do dia, o ranking é dividido por três períodos: manhã, tarde e noite. Além disso, o jogo contempla cinco fases, sendo que cada uma deve ser atravessada por um anfíbio distinto, como o sapo skatista, idoso, no celular e com sono, aumentando o grau do desafio. E, para tornar a disputa mais acirrada, é possível também convidar amigos para jogar, compartilhar e comparar as pontuações. O jogo gratuito está disponível no Facebook e pode ser acessado pela página http://apps.facebook.com/livefrog.
Estratégia de marca
Pesquisa da Nielsen Online mostra que 86% dos usuários ativos de internet no Brasil participaram de alguma comunidade online em 2010, liderando esse ranking pelo terceiro ano seguido e deixando para trás japoneses, com 75%; americanos, com 74%; e alemães, com 63%.
J.N.
Revista Apólice