Ultima atualização 20 de junho

Europ Assistance traz novos produtos para o Brasil

A Europ Assistance está trazendo novos serviços para o Brasil. São os produtos voltados para saúde, lar e família. Outra novidade é a mudança do logotipo e do slogan, que passou a ser “you live, we care” (você vive, nós tomamos conta).
“O que estamos trazendo pra cá é uma coisa de um espectro muito maior e tem a ver com a mudança na assinatura. Que é justamente o cuidado com o individuo e não só com o bem, mas sim com as pessoas que estão envolvidas no negócio”, diz o presidente da Europ Assistance Brasil, Paulo Fogetti. Segundo ele, esse “cuidado” fez sucesso no exterior e está sendo adaptado para a realidade brasileira.
No Brasil, a situação de mercado positiva do ponto de vista econômico também foi notada pelo segmento de assistência. Fogetti comenta que as assistências que mais crescem são aquelas voltadas para automóveis e viagens, como um serviço agregado às coberturas oferecidas pelas seguradoras. O CEO do grupo, Martin Vial, explica que apesar dos produtos voltados para esses segmentos serem importantes, o foco agora é aumentar a participação nos novos segmentos trazidos para o País. “No Brasil, 80% do nosso negócio ainda é automóvel. Lar e família correspondem a 16%. O que nós faremos agora é apostar nos outros dois segmentos, rapidamente, de acordo com o que o grupo está pedindo”, observa.
Para trazer esses produtos para o Brasil, foi necessário adaptá-los para o País. Houve uma “tropicalização”. Por exemplo, um produto de assistência automóvel no Brasil é mais completo do que em outros países. Isso porque o consumidor brasileiro é exigente em relação ao carro, tanto os homens quanto as mulheres. “Nós temos GPS nos nossos guinchos, para poder acioná-lo e mandá-lo direto onde o cliente está. Em outros países, não há essa necessidade. O cliente liga direto para o call center e aguarda o guincho. Lá a pessoa pode deixar o carro parado na rua e ninguém vai roubar. Aqui é diferente”, comenta Fogetti.
Para expandir os 26% do market share no mercado de assistências brasileiro, a estratégia é “trabalhar com inovação” e adaptar os produtos já existentes em outros países e, com isso, ganhar tempo. “Por exemplo, porque eu vou demorar dois anos desenvolvendo um portal voltado pro serviço saúde se na Espanha já existe e é só eu trazer para cá e adaptar?”, questiona o presidente brasileiro. O objetivo é fidelizar o cliente, que buscará não só o preço mas, principalmente, a qualidade da prestação do serviço.

Crescimento brasileiro
O crescimento do Brasil está em uma velocidade maior do que o do resto do grupo. Até porque a maioria dos países do grupo é europeia e está passando por uma crise financeira. Entre 2009 e 2010, a Europ Assistance Brasil cresceu 33%. “Nós pretendemos dobrar o tamanho da empresa – no Brasil – nos próximos dois anos. É uma perspectiva maior do que o resto do grupo, que é o de dobrar o tamanho em cinco anos”, comenta Vial.
Por isso, além de expandir a atuação entre as seguradoras, a Europ Assistance que alcançar os consumidores de forma mais direta, ou seja, vendendo seus serviços diretamente para os clientes e não somente como um pacote de serviços incluso no seguro. O portal da Europ Assistance Brasil já disponibiliza produtos de assistência para serem adquiridos pelos próprios usuários. Fogetti cita um exemplo. “Se o cliente quiser comprar assistência auto para um carro que não tem seguro, é possível comprar pelo site e fazer o pagamento com cartão de crédito”. No caso de assistência auto, o cliente terá direito a chamar o guincho algumas vezes por ano. Com o produto viagem, será possível adquirir uma assistência por um determinado período.

Mudanças
Para os executivos da Europ Assistance, a assistência no Brasil no passado era pouco conhecida, diferentemente da Europa e dos Estados Unidos. “Com a renovação do mercado de seguros brasileiro, as empresas de assistência passam a ter um valor importantíssimo nessa evolução, porque o que interessa para quem está na ponta é o serviço. E quem presta o serviço e agrega valor durante a apólice é a empresa de assistência”, completa o executivo brasileiro.

Jamille Niero
Revista Apólice

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