Ultima atualização 01 de junho

Database marketing e seguros: feitos um para o outro

O ser humano se sente confortável com raciocínios binários. Ao falar de uma coisa, ficamos à espera de outra que a complemente. Exemplos não faltam: bacalhau e vinho; Pelé e Coutinho; Shakespeare e Ben Johnson; Beatles e Rolling Stones; Flamengo e Fluminense; arroz e feijão; dia e noite ? e por aí vai.
Com 15 anos de atuação no mercado de database marketing (DBM) e customer relationship management (CRM), quando penso na quantidade de dados que pode ser gerada considerando todas as modalidades de seguros e os enormes recursos tecnológicos e de processo desenvolvidos pela ciência do DBM nos últimos anos, chego a uma conclusão inevitável: um é a cara metade do outro!
Durante muito tempo, o seguro foi um produto financeiro que os brasileiros conheciam basicamente em duas situações: seguro obrigatório de veículos e seguro saúde. Historicamente, a economia brasileira primava pela instabilidade, o que dificultava o desenvolvimento do produto seguro (sem trocadilho). Tanto é assim que o mercado brasileiro de seguros ficou muitos anos na marca do 1% do PIB. Mas, com o controle da inflação trazido pelo Plano Real, a população começou a ver que entre o hoje e o amanhã haveria uma continuidade, de tal forma que planejar, além de necessário, passava a ser possível.
As empresas que trabalham com produtos financeiros – bancos, financeiras, administradoras de cartão – têm em seus bancos de dados verdadeiras fortunas de informação. O seguro também é um produto financeiro. A boa notícia dessa história, na verdade, são duas. Primeira: hoje o database é uma disciplina que dispõe de um arsenal ? tecnológico e de processos ? muito desenvolvido. Segunda: os seguros mal começaram a utilizar os recursos que o DBM desenvolveu e sofisticou ao longo das últimas três décadas. Digo mais: o seguro tem potencial para se igualar aos produtos financeiros que são verdadeiros campeões de geração de dados ou até mesmo superá-los!
A estabilidade da economia brasileira trouxe para o mercado de consumo formal mais de 20 milhões de pessoas. Consumo de tudo: carro, casa, apartamento, roupas, eletrodomésticos, celulares, computadores, impressoras, máquina de lavar, móveis ? e por aí vai. Pesquisas apontam que os milhões de brasileiros das classes C e D não só querem garantir o que já conquistaram como querem conquistar mais. Em um quadro como esse, não é difícil imaginar o potencial de crescimento do seguro.
Quer um exemplo simples? Educação. Esses milhões de brasileiros sabem que a educação é um poderoso instrumento para inserção no mercado formal de trabalho em condições mais vantajosas. Qualquer pessoa que se der ao trabalho de olhar a proliferação de cursos, quaisquer que sejam (graduação, pós-graduação, MBAs, especializações, inclusive em nível técnico, presencias ou à distância), se verá diante de um universo enorme de possibilidades para o seguro. Afinal, em caso de falecimento de um patrocinador (pai, mãe, avós), ou da perda de emprego do próprio interessado, como continuar pagando o curso que, inclusive, ajudará a superar essa própria situação?
O universo educacional salta aos olhos pelo seu vistoso crescimento, o que abre horizontes muito amplos para a atividade securitária. Mas o seguro, em qualquer das suas modalidades, é um produto que mal começou a desenvolver todo o seu potencial na sociedade brasileira. Não tenho dúvida de apontar que uma das melhores ferramentas para esse crescimento está no uso eficiente do database marketing. O motivo é simples: como esta ferramenta permite conhecer o cliente em detalhes, suas preferências, gostos e interesses, é possível desenhar produtos cada vez mais customizados, que atendam diretamente às necessidades desses consumidores.

*Leonardo Barci é presidente da youDB Database Marketing & CRM

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO