Ultima atualização 02 de junho

Corretores são peças-chaves na educação financeira do consumidor

Metade dos brasileiros não se sente financeiramente preparado para a aposentadoria. Além de preocupante, a constatação da pesquisa anual do HSBC Seguros reforça o grande filão que os corretores têm na orientação dos clientes para a formação de poupança. Mais do que isso. Eles são peças-chaves no aculturamento das pessoas para o planejamento financeiro e a preparação para o futuro.
Mas para fazer parte deste processo, esses profissionais têm de entender do assunto. Afinal, a questão financeira ainda é vista como um tema complexo, além de chato e delicado. Muitos não gostam de tocar no assunto, sendo que boa parte alega da população não ter dinheiro suficiente para poupar. Porém, os consumidores não percebem que a falta de recursos é reflexo da ausência do planejamento financeiro. Um quarto dos brasileiros não sabe qual será a sua principal fonte de renda na aposentadoria, mostra a sexta edição do estudo do HSBC.
É um desafio para o mercado: desmistificar a consultoria financeira. Apesar do planejamento financeiro no Brasil estar acima da média mundial com 51% das pessoas possuindo planos financeiros, somente 43% dos brasileiros procuram aconselhamento financeiro profissional. Os consultores financeiros independentes representam a maior fonte de aconselhamento no País, com 22% dos entrevistados tendo consultado um. Já os bancos e os contadores ocuparam a segunda colocação no ranking de aconselhamento (18%).
Outra mudança necessária é o foco na hora de aconselhar o consumidor. Embora seja uma grande oportunidade para o corretor desenvolver um diálogo com o cliente e fidelizá-lo, a orientação financeira não deve privilegiar a venda de um produto. O objetivo central tem de ser a consultoria para ajudar o consumidor a montar o seu portfolio de investimentos para a aposentadoria. “É preciso ajudar o cliente a ter estratégias financeiras para que ele atinja os seus objetivos. O modelo de consultoria no Brasil tem de ser redefinido. Além de breve, tem de ser específico e fácil de entender”, opina Fernando Moreira, CEO do HSBC Seguros.
Infelizmente, a visão atual ainda é outra. Muitos profissionais focam apenas a venda do produto, induzindo o cliente a optar por uma determinada empresa, enquanto, na verdade, o consumidor precisa de alguém para orientá-lo sobre a melhor opção para o seu planejamento financeiro. A internet e as redes sociais contribuem para a queda deste pensamento. Conforme pesquisa do HSBC, cerca de 20% dos entrevistados admitiram utilizar o meio online como ferramenta para seu planejamento financeiro. ?Isso crescerá. À medida que as empresas disponibilizam e facilitam os seus simuladores de aposentadoria, os clientes podem gerir seu portfolio de produtos pela internet e ainda conversar com o seu consultor pelo webchat”, admite Moreira, que complementa: “As empresas lá fora já trabalham assim e se dão muito bem”.
Mostrar os benefícios de poupar é não só um bom argumento de vendas, mas também uma maneira de explicar para o cliente a importância de se preparar para o amanhã. Segundo a pesquisa do HSBC, as pessoas com planejamento financeiro aliado a consultoria estão melhores quando o assunto é dinheiro. Elas acumulam em média três vezes e meia mais que outros consumidores que não se preocupam em ter estratégias financeiras. Além de aproveitarem a vida com mais tranquilidade quando a sua renda for menor, também minimizam os riscos na melhor idade. “Aqueles que fazem um plano financeiro para o futuro são mais otimistas sobre suas perspectivas em geral, e possuem 128% dos recursos para aposentadoria do brasileiro médio”, ressalta a pesquisa do HSBC.
De acordo com Moreira, do HSBC, os indivíduos que querem agir agora para melhorar o seu bem-estar financeiro futuro devem seguir uma lista de cinco etapas, baseadas na pesquisa: 1. Estabeleça algumas metas claras, tanto para curto como para longo prazo; 2. Se posicione; 3. Estabeleça um plano financeiro global; 4. Implemente o plano e 5. Mantenha o seu plano sob análise.

Aposentadoria no Brasil

– Mais de 25% dos brasileiros consideram a aposentadoria como uma idade de liberdade (29%), satisfação (26%) e sabedoria (26%);

– 53 % dos brasileiros esperam ter uma situação melhor que a de seus pais na aposentadoria, enquanto apenas 18 % acreditam que estarão em situação pior;

– Mais de 50% das mulheres estão preocupadas com as finanças na aposentadoria, em comparação com 46% dos homens;

– 36% dos brasileiros acreditam que o planejamento financeiro é importante para uma aposentadoria feliz, juntamente com o carinho da família e dos amigos (36%);

– 22% dos entrevistados recorrem a consultores financeiros independentes para aconselhamento e 18% procuram bancos e contadores;

Fonte: O Futuro da Aposentadoria – O poder do planejamento / HSBC

Aline Bronzati
Revista Apólice

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