O Grupo Bradesco Seguros foi um dos destaques do seminário “Achieving Excellence Through Innovative Distribution”, que se encerrou sexta-feira, dia 20 de maio, em Munique, na Alemanha, e que durante dois dias avaliou os desafios na distribuição de produtos financeiros, com foco no seguro.
O modelo comercial do Grupo, que mantém uma estratégia para cada segmento do mercado, conciliando o poder de distribuição do Bradesco com o atendimento especializado de corretores de seguros, além da utilização de canais alternativos, foi um dos pontos chave da palestra, ministrada pelo diretor executivo da Bradesco Vida e Previdência, Eugênio Velasques.
O executivo contextualizou a atuação do Bradesco, apresentando uma visão do Brasil para a plateia, começando por mostrar o salto da classe C nos últimos 7 anos, com a ascensão social de 29,7 milhões de brasileiros, e que já representa mais da metade da população brasileira – quase 200 milhões de pessoas. Essa classe, que está ingressando no mercado de trabalho e de consumo, é demandante de diferentes produtos e começa a despertar interesse crescente em seguros e planos de previdência privada.
Hoje, 26% dos brasileiros têm algum tipo de plano de saúde privado, 25% possuem seguro para automóveis, 16% para casa e 7% para saúde bucal. Mas o grande salto foram os planos de previdência privada que tinham participação de 18,5% nas vendas do mercado segurador e chegaram a 36,6% em 2010. Segundo Velasques, as estimativas dão conta de crescimento em torno de 12% do mercado de seguros no País, o dobro do que tem crescido a economia como um todo e que demonstra que os brasileiros, sobretudo, os da classe C, querem proteger as suas conquistas.
O grande desafio para atender esse consumidor, num país de dimensões continentais, que corresponde a 216 vezes o tamanho da Suíça e próximo de 200 vezes o tamanho da Alemanha, está justamente nos canais de distribuição. Velasques ressaltou que o Grupo hoje está presente em todas as mais de 5 mil cidades brasileiras, chegando inclusive de barco em regiões ribeirinhas da Amazônia. Destacou ainda o papel do corretor de seguros, no reconhecimento e conhecimento das necessidades desse mercado e que o grande desafio será reger um batalhão de vendedores para que a importante proteção oferecida pelo seguro chegue à periferia das cidades.
Velasques adiantou para a plateia que o Grupo estuda também a oferta de produtos simplificados pelo celular, modalidade usada em diversos países visando atender a população de baixa renda, especialmente em locais de difícil acesso. O investimento em distribuição, afirmou o diretor executivo da Bradesco Vida e Previdência, é primordial para o sucesso da operação de vendas. Um fato que mobiliza o Grupo Bradesco Seguros, o maior da América Latina, a concentrar seu foco em pessoas, seja por meio de investimento contínuo em capacitação e especialização, seja por meio de programas motivacionais de incentivo.
Sede da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, o Brasil, acredita Velasques, é um país em obras e cabe ao mercado segurador levar proteção ao patrimônio daqueles que estão ingressando na classe C, aumentando o seu poder de consumo e estimulando pequenas economias num país continental.
J.N.
Revista Apólice