Ultima atualização 31 de março

Unimed-Rio reformula intranet

Desde 2005, a Unimed-Rio mantém uma intranet que foi desenvolvida pela Lumis, fabricante de plataforma de Portal, Gestão de Conteúdo e Colaboração. No início, o que havia era uma intranet estática, mas depois de alguns anos ela já não se mostrava mais interessante para a empresa, principalmente com o movimento do mercado por um ambiente mais interativo e participativo entre os colaboradores.
Quando a cooperativa pensou em uma reformulação da intranet, a escolha natural foi pela Lumis, não apenas pelo relacionamento de confiança no trabalho que já tinham, mas pelo fato da solução ser amigável, simples de ser customizada e já conhecida de todos os funcionários e equipe de TI. “A ferramenta Lumis trouxe aos nossos colaboradores uma rápida e fácil integração e colaboração entre os departamentos da empresa. A facilidade na migração dos dados também foi um fator preponderante para a continuidade da utilização da plataforma”, afirma Rafael Oliveira, coordenador de Comunicação da Unimed-Rio.
Desenvolvida com a ferramenta Lumis, a intranet da Unimed-Rio agregou valor aos negócios e revolucionou a comunicação interna da organização, que conta agora com um ambiente colaborativo, seguindo os conceitos de web 2.0, com funcionalidades como nuvem de tags, microblog interno, blogs, enquetes, menu pessoal e comentários. Na intranet, é possível atualizar dados, realizar anúncios classificados, gerar discussões, discutir novos temas e buscar recursos para o crescimento profissional. A nova intranet da Unimed-Rio está no ar e conta com acesso de 1.800 funcionários.
A empresa comemora os resultados obtidos para o negócio, como facilidade de acesso às informações distribuídas nos sistemas e bases de dados, otimização dos processos de trabalho, melhor comunicação, integração de sistemas, interação e proximidade dos colaboradores por meio do microblog interno e blogs que foi fundamental para aliar a comunicação da empresa e criar um ambiente colaborativo promovendo a troca de experiência e conhecimento.
Uma das ferramentas mais badalada desta nova fase é o microblog interno, onde os funcionários podem se comunicar, comentar e atualizar a todos com informações diversas. O microblog funciona da mesma forma que o Twitter, com espaço para comentários de até 140 caracteres.
Cada uma das 44 áreas da empresa (financeiro, vendas, marketing, TI, médicas, jurídico, comunicação etc.) tem um canal exclusivo um site onde é possível postar twitts e informações, cadastrar projetos e colaborar com informações gerais. “O mais interessante é que, agora, todos podem se comunicar sem a necessidade de acionar o departamento de sistemas ou de comunicação como acontecia antes”, afirma o coordenador.
Ele lembra que houve treinamento para representantes de todas as áreas que se tornaram responsáveis por atualizações e pela replicação interna das funcionalidades da nova ferramenta. “Mas como a ferramenta Lumis é muito intuitiva e extremamente fácil ser usada, nem a nossa equipe nem a de TI vem tendo muito trabalho”, comemora.
O projeto de intranet da Unimed conquistou recentemente dois troféus nas categorias “conteúdo” e “integração em TI” pelo Intranet Portal, e ainda concorre ao Prêmio Aberje.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO