Ultima atualização 10 de março

Pagamento de valor referenciado pelas seguradoras de auto é legal

Após duas instâncias negadas, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu decisão favorável às 12 seguradoras de veículos de Goiás, no processo sobre o valor da indenização a ser paga em caso de acidente com carro resultando em perda total ou furto. Com isso, as seguradoras estão autorizadas a oferecer o seguro por valor de mercado referenciado, cuja comercialização havia sido proibida pelo período de cinco anos no estado. O Ministério Público Federal acionou as seguradoras para que as indenizações fossem pagas sempre com o valor estipulado no contrato do seguro – e não o valor de mercado do automóvel.
Para Eliane Carvalho, sócia do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, que assessorou a Mapfre Seguradora, “casos como esse já havia acontecido anteriormente em Santa Catarina e no Ceará. Limitar a seguradora a oferecer apenas uma modalidade de seguro, como foi feito em Goiás, pode provocar um aumento abusivo nos preços, o que deixaria muitos sem condições de pagar pelo seguro”, diz. O seguro por valor determinado pode aumentar também o número de fraudadores. “As pessoas poderiam simular o roubo do carro para receber indenizações no preço de veículos novos”, alerta a advogada.
Atualmente é oferecido ao consumidor duas opções de seguro: por valor determinado ? que é o preço estipulado na apólice no momento da contratação, alcançando o valor original do veículo em caso de indenização; e o por valor de mercado referenciado, cujas indenizações são calculadas seguindo os valores de mercado fixados na Tabela Fipe, mais barato que a primeira opção e o mais contratado pelos segurados.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock