A Brasilveículos, empresa do Grupo BB & Mapfre, obteve, no exercício de 2010, um lucro líquido de R$ 87,7 milhões, o que representa um retorno anualizado de 27,39% sobre o patrimônio líquido de dezembro de 2009. As vendas da seguradora apresentaram um montante em prêmio retido de R$ 1.574 milhões, um crescimento de 18,64% em relação ao exercício anterior.
Tal resultado veio em um ano atípico para a Brasilveículos, pois o acionista Banco do Brasil, através da implementação de uma reformulação societária, deu uma nova ênfase às atividades de seguridade, visando aumentar o percentual da participação desse segmento no resultado total do conglomerado. Para isso, em 2010, o BB adquiriu a posição acionária da Sulamérica Cia de Seguros na Brasilveículos e, no momento, aguarda anuência da Susep para efetivar uma nova parceria com a Mapfre Seguros.
?Disponibilizamos produtos adequados às necessidades dos consumidores e altamente competitivos, permitindo, assim, um incremento de vendas aliado à fidelização de clientes e gerando um índice de renovação de apólices de 81%?, comenta Julio Cezar Alves de Oliveira, presidente da Brasilveículos.
No ano de 2010, foram mais de 1.267 milhões de propostas contratadas, um crescimento de 6,59% em relação ao ano de 2009. As reservas técnicas cresceram 17,17% em relação ao ano de 2009, passando de R$ 961 milhões para R$ 1.126 milhões. O índice combinado ampliado foi de 90,69%.
Uma das principais metas da empresa era ampliar a atuação no estado de São Paulo. Enquanto o mercador segurador cresceu 15,71% em prêmios diretos, a Brasilveículos atingiu o crescimento de 20,96%. E não foi diferente em relação às demais regiões. Nas regiões Sudeste e Sul, a Brasilveículos cresceu em prêmios 17,6% e 28,9%, um resultado, respectivamente, 3,4 e 12,5 pontos percentuais acima do mercado. Já na região Norte, a companhia ultrapassou o mercado em 6,3 pontos percentuais, registrando 20,9%.
Para superar os resultados de 2010, a Brasilveículos continuará apostando na inovação das plataformas e dos canais de comercialização, da comunicação e da venda frente ao mercado potencial. ?As principais empresas estão com projeções de crescimento bastante positivas para os negócios em 2011. As expectativas são consideradas ainda mais favoráveis quando comparadas à vigorosa expansão do segmento de seguros para autos neste ano, estimado em um pouco mais de 14% pelas entidades do setor, em relação a 2009?, acrescenta Oliveira.
De acordo com último relatório da Susep, para o ano de 2010, a Brasilveículos fechou o ano como a sexta seguradora no ranking, com 7,67% de market share, apresentando um crescimento de 18,99% comparado a 2009 em prêmios retidos, posicionando-se acima do mercado em 3,48 pontos percentuais.
J.N.
Revista Apólice