A Ticket apresenta o resultado do Programa Viva Melhor, que há oito anos transforma a rotina da empresa por meio de programas voltados à saúde do trabalhador. Em 2010 foram realizados aproximadamente 4 mil atendimentos gerais, acompanhados por profissionais alocados na própria companhia, como médicos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionista, enfermeiro e educadores físicos, além do salão de beleza. Atualmente 629 funcionários, praticamente 100%, participam de alguma ação ou programa com foco em um estilo de vida saudável.
Alguns dos principais resultados evidenciados pela Ticket foram a redução de 40% nos custos com assistência à saúde sem reajuste no plano médico por sinistralidade; queda anual no índice de afastamentos em 75%; 42,6% de redução no absenteísmo no primeiro semestre de 2010; número de internações 23% abaixo da média de mercado e a satisfação dos colaboradores, que em 2002 não passava de 80%, hoje chega a 92%.
Além de incentivar o uso consciente do plano médico, a empresa investiu na prevenção de doenças e no bem-estar dos funcionários por meio dos programas Antitabagismo, Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Futuro Saudável, Saúde Mental, acompanhamento dos Crônicos, acompanhamento Ergonômico e Absenteísmo. A empresa também criou um serviço para conscientizar os líderes sobre os males do estresse e a necessidade de evitar que ele domine o ambiente de trabalho, sob risco de prejuízos claros à saúde e à produtividade. A equipe médica interna também passou a efetuar um mini check-up individual (opcional) em todos os funcionários, tudo isso para indicar os tratamentos adequados para cada caso.
Desde 2002 a Ticket contabiliza resultados como a diminuição no número de colaboradores fumantes, obesos ou com altos índices de estresse. Prova disso é a diminuição de 60% no número de fumantes desde o início do programa Antitabagismo até hoje. O principal objetivo da empresa é garantir não só um ambiente saudável, mas também, uma melhor qualidade de vida e longevidade. Lembrando que esse programa se estende aos familiares dos colaboradores que têm acesso, por exemplo, ao programa de vacinas e saúde bucal.
“Os números mostram que é possível estabelecer uma relação onde todos saem ganhando, empresa e colaborador. A Ticket ganhou muito em produtividade, não só pela queda no número de afastamentos, mas também por ter uma equipe cada vez mais motivada. Ganhou também com a redução dos custos que a utilização indevida do plano de saúde e as faltas acarretavam”, explica Catarina Jacob, gerente de benefícios da Ticket. Por outro lado, ela acrescenta que os colaboradores lucraram com a equipe de profissionais disponibilizada, já que possibilita uma segunda opinião médica e outros benefícios em casos de gravidez ou doenças graves. “Colaborador que cuida da saúde, exerce seu trabalho com satisfação e isso, por sua vez, impacta diretamente no ambiente corporativo; assim empresa e colaborador ganham juntos”, completa.
Em 2011 a Ticket promete realizar campanhas de prevenção da H1N1 e HPV, preparação para o inverno, saúde da criança e adolescente, saúde bucal com miniconsultórios dentários, entre outras novidades.
J.N.
Revista Apólice