Ultima atualização 10 de março

Ticket apresenta resultados do Programa Viva Melhor

A Ticket apresenta o resultado do Programa Viva Melhor, que há oito anos transforma a rotina da empresa por meio de programas voltados à saúde do trabalhador. Em 2010 foram realizados aproximadamente 4 mil atendimentos gerais, acompanhados por profissionais alocados na própria companhia, como médicos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionista, enfermeiro e educadores físicos, além do salão de beleza. Atualmente 629 funcionários, praticamente 100%, participam de alguma ação ou programa com foco em um estilo de vida saudável.
Alguns dos principais resultados evidenciados pela Ticket foram a redução de 40% nos custos com assistência à saúde sem reajuste no plano médico por sinistralidade; queda anual no índice de afastamentos em 75%; 42,6% de redução no absenteísmo no primeiro semestre de 2010; número de internações 23% abaixo da média de mercado e a satisfação dos colaboradores, que em 2002 não passava de 80%, hoje chega a 92%.
Além de incentivar o uso consciente do plano médico, a empresa investiu na prevenção de doenças e no bem-estar dos funcionários por meio dos programas Antitabagismo, Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Futuro Saudável, Saúde Mental, acompanhamento dos Crônicos, acompanhamento Ergonômico e Absenteísmo. A empresa também criou um serviço para conscientizar os líderes sobre os males do estresse e a necessidade de evitar que ele domine o ambiente de trabalho, sob risco de prejuízos claros à saúde e à produtividade. A equipe médica interna também passou a efetuar um mini check-up individual (opcional) em todos os funcionários, tudo isso para indicar os tratamentos adequados para cada caso.
Desde 2002 a Ticket contabiliza resultados como a diminuição no número de colaboradores fumantes, obesos ou com altos índices de estresse. Prova disso é a diminuição de 60% no número de fumantes desde o início do programa Antitabagismo até hoje. O principal objetivo da empresa é garantir não só um ambiente saudável, mas também, uma melhor qualidade de vida e longevidade. Lembrando que esse programa se estende aos familiares dos colaboradores que têm acesso, por exemplo, ao programa de vacinas e saúde bucal.
“Os números mostram que é possível estabelecer uma relação onde todos saem ganhando, empresa e colaborador. A Ticket ganhou muito em produtividade, não só pela queda no número de afastamentos, mas também por ter uma equipe cada vez mais motivada. Ganhou também com a redução dos custos que a utilização indevida do plano de saúde e as faltas acarretavam”, explica Catarina Jacob, gerente de benefícios da Ticket. Por outro lado, ela acrescenta que os colaboradores lucraram com a equipe de profissionais disponibilizada, já que possibilita uma segunda opinião médica e outros benefícios em casos de gravidez ou doenças graves. “Colaborador que cuida da saúde, exerce seu trabalho com satisfação e isso, por sua vez, impacta diretamente no ambiente corporativo; assim empresa e colaborador ganham juntos”, completa.
Em 2011 a Ticket promete realizar campanhas de prevenção da H1N1 e HPV, preparação para o inverno, saúde da criança e adolescente, saúde bucal com miniconsultórios dentários, entre outras novidades.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock