O segmento de capitalização encerrou 2010 com receita acumulada na casa dos dois dígitos, atingindo um montante de R$ 11,78 bilhões nos meses de janeiro a dezembro. Um incremento de 16,6% em relação ao mesmo período em 2009. De acordo com a Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), estes números refletem o bom momento da economia e a entrada de novos consumidores.
Para José Ismar Tôrres, diretor executivo da FenaCap, “isto representa não somente uma resposta à recuperação do PIB, como também o resultado das ações inovadoras das empresas que compõem o segmento”, avalia o executivo.
O título de capitalização, que funciona como a porta de entrada para acessar outras modalidades de produtos, em decorrência do processo de bancarização ocorrido nos últimos tempos, tem um custo médio de R$ 26. Isto facilita a pulverização do produto nas classes de menor renda.
Por exemplo, segundo Tôrres, a modalidade ?incentivo? merece destaque pelo fato de se aproveitar outras oportunidades de negócios, cuja venda do produto está atrelada a um título de capitalização.
Em relação às provisões acumuladas de janeiro a dezembro de 2010, o montante alcançado foi de R$ 17,25 bilhões contra R$ 14,93 bilhões registrados no acumulado do ano anterior, e isto traduz em um crescimento de 15,51% no período.
Para 2011, a FenaCap prevê que a taxa de crescimento se mantenha na casa dos dois dígitos para o setor, algo em torno de 12%.
Faturamento
O estado de São Paulo se mantém na primeira colocação, com R$ 4,44 bilhões de faturamento e 37,74% de participação no segmento. O Rio Grande do Sul ocupa a segunda posição na classificação com R$ 1,16 bilhão e 9,88% de representatividade e o Rio de Janeiro a terceira colocação, com R$ 1,10 bilhão de faturamento e fatia de 9,36% do setor.
No entanto, em um comparativo de janeiro a dezembro de 2010 com igual período no ano anterior, o crescimento nas vendas com títulos de capitalização no estado do Rio Grande do Sul registrou o maior aumento no país, de 40,10%. Nessa análise, a Bahia ocupa a segunda colocação com 32,65% de crescimento, totalizando R$ 451,46 milhões em títulos comercializados no período.
Outros estados que também registraram um crescimento significativo ? quando comparados com seu faturamento em 2009 ? foram: Tocantins, que alcançou 32,07% (R$ 44,95 milhões contra R$ 34,03 milhões); Rondônia, com 26,84% (R$ 59,89 milhões contra R$ 47,22 milhões); e Piauí, que registrou 26,47% (R$ 58,9 milhões contra R$ 46,57 milhões).
J.N.
Revista Apólice