Ultima atualização 17 de novembro

Pesquisa do EcoSocial revela os fatores de sucesso na carreira dos líderes

Comprometimento, disciplina, dedicação, persistência e responsabilidade são os principais fatores para o sucesso na carreira. Esta é a opinião de 74% dos executivos entrevistados pelo Instituto EcoSocial para a pesquisa “Liderança:Desafios e Desenvolvimento”. E o que pode impedir o sucesso na carreira? Para 74% dos respondentes, a resposta foi acomodação.
O estudo do EcoSocial teve por objetivo promover a reflexão sobres os desafios e as oportunidades dos líderes dentro do cenário organizacional e de mercado. Participaram 46 executivos da alta administração de grandes empresas por meio entrevistas qualitativas estruturadas e realizadas por consultores do EcoSocial durante o primeiro semestre deste ano.
Para Matias Klinke, consultor do EcoSocial responsável pela pesquisa, “os resultados do estudo são reflexo de uma visão de mundo que criamos e percebemos atualmente. Foi interessante verificar que valores importantes se sobressaíram e que temas mundiais, como sustentabilidade e questões sociais, constam realmente da agenda dos executivos”.

Fatores para uma carreira de sucesso
“Liderança: Desafios e Desenvolvimento” revela que a reflexão sobre o que é uma carreira de sucesso é bastante particular para cada indivíduo. “Ela influencia a sua atuação como líder e deve ser analisada a partir do autoconhecimento sobre sua identidade pessoal e profissional, com o propósito de vida, base de valores e visão de futuro”, conta Matias Klinke.
Além de “comprometimento, disciplina, dedicação, persistência e responsabilidade” (74%), que foram reunidos em um único item pela similaridade do conceito, aparecem também como fatores de sucesso na carreira: integridade (46%); visão e realização (43%); autoconhecimento e autodesenvolvimento (35%); vocação, talento e competência (35%).
Já na questão o que pode impedir a carreira, os líderes listaram os seguintes fatores, além da acomodação: arrogância, vaidade, egoísmo,individualismo e ganância (52%); dificuldade de relacionamento (46%);deficiência gerencial (33%) e deficiência técnica (33%).
Para os entrevistados, as maiores fontes de aprendizados são os desafios (54%) e as crises (25%). Como fator predominante no aprendizado, aparece em primeiro lugar a persistência, com 39%, seguido do auto desenvolvimento (30%), relacionamento (24%) e maturidade (20%).
A formação acadêmica e profissional bem como as competências técnicas e gerenciais ainda são consideradas diferenciais para uma carreira de sucesso, mas estão tornando-se rapidamente apenas uma barreira de entrada.

Desafios para os próximos anos
Mudanças, inovações e rupturas no cenário de negócios em aceleração aparecem em primeiro lugar, com 54%, na questão “os principais desafios dos líderes para os próximos anos”. Os executivos com maior experiência percebem tal aceleração como algo mais recente e que vai requerer muita energia para se adaptarem, mas – pelo fato de terem maior experiência – já desenvolveram competências para tratar com tal cenário; por outro lado, os executivos com menor experiência percebem tal aceleração como algo natural, mas nem sempre têm as competências necessárias para tratar tal cenário.
Em segundo lugar, com 41%, estão as questões humanas, sociais e ecológicas e novos modelos de gestão para a sustentação dos negócios. Autoconhecimento e autodesenvolvimento aparecem em seguida, com 39%.
Entraram em primeiro lugar na agenda do líder para os próximos cinco anos, de forma consistente, as questões humanas, sociais, políticas e ambientais, com 89%. Depois seguem as mudanças, inovações e rupturas, com 39%, e qualificação, desenvolvimento e retenção de profissionais, com 28%.

A.B.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO